O Live Marketing tem se consolidado como uma das estratégias mais eficazes para marcas que desejam estabelecer conexões genuínas e impactantes com seu público-alvo. Nos últimos 10 a 15 anos, houve um crescimento significativo no número de agências especializadas e na realização de eventos, ativações e campanhas de incentivo.
A disciplina adota uma abordagem prática e imediata, atingindo o público final de maneira envolvente. São proporcionadas experiências imersivas e conversacionais que geram dados valiosos para a construção de narrativas capazes de aproximar o público das marcas. Mais do que storytelling, o Live Marketing proporciona um “storysharing”, criando experiências compartilháveis com o público.
O nível de exigência dos consumidores aumentou significativamente e eles buscam por experiências mais personalizadas. Segundo o relatório CX Trends, da Zendesk (empresa especializada no atendimento ao cliente), o comércio conversacional tem recebido maior investimento na América Latina devido à sua capacidade de proporcionar interações imediatas e humanizadas com os clientes.
E lá no longínquo 2020, uma pesquisa da McKinsey apontou que 71% dos consumidores esperavam que as empresas pudessem oferecer interações personalizadas, enquanto 76% ficavam frustrados quando isso não acontecia. Em 2024, em pesquisa divulgada pela Demandsage, revelou que 83% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados para obter uma experiência mais personalizada e 81% estão dispostos a pagar mais por produtos personalizados.
No contexto do comércio conversacional, o mercado global está projetado para crescer de US$7,61 bilhões em 2024 para impressionantes US$34,41 bilhões até 2034, segundo a Future Market Insights. Dentro desse prisma, o Live Marketing destaca-se por oferecer essas experiências legítimas e em tempo real, aumentando a conexão emocional e tornando a jornada de compra mais atraente e convincente.
É um equívoco pensar que essa área se limita a eventos. Muito pelo contrário! Ela está diretamente relacionada ao ato de gerar experiências com conteúdo no momento presente, sejam elas online ou offline, permitindo uma relação direta, interativa e imersiva com o público. Sob esse guarda-chuva, encontram-se disciplinas como campanhas e viagens de incentivo, ativações de marca, ações PRable, promoções e ações em pontos de venda, entre outras. Em resumo, tudo aquilo que gera uma vivência com a marca e que, possivelmente, irá gerar uma lembrança marcante.
Posso dizer, que o Live Marketing é mais nichado, permitindo uma comunicação segmentada e personalizada. Isso gera um senso de identificação e pertencimento, aumentando a efetividade e o vínculo com o público. A personalização e a imersão, características do segmento, são fundamentais para um maior impacto na comunicação e nos negócios.
Experiências como essas são mais prováveis de reter a atenção volátil do público, desde que estejam ligadas a um conteúdo relevante e na linguagem adequada, garantindo que os participantes saiam com uma mensagem clara e coerente. E é isso que chamamos de Content Experience.
Mais do que transmitir uma mensagem, o Live Marketing envolve o público, imergindo-o no universo da marca como protagonista da experiência. Em um evento da Suvinil, por exemplo, para o lançamento da nova arquitetura de marca, além da experiência na tradicional plenária, o público contou com momentos de imersão que incluíam um túnel com diversos elementos visuais e sonoros impactantes. A jornada foi envolvente e posicionou os convidados no centro da vivência, fixando o novo posicionamento na memória. O mesmo impacto aconteceu no recente evento de lançamento da Whirlpool para suas marcas Brastemp e Consul, realizado no Casarão Veridiana, onde os diferentes públicos, os mais de 40 lançamentos e todo o conteúdo cuidadosamente planejado proporcionou uma jornada imersiva e envolvente a todos os presentes.
Ao integrar estratégias bem planejadas, utilizar as ferramentas certas e focar na criação de experiências, as marcas podem maximizar o impacto de suas campanhas e alcançar resultados impressionantes, como o aumento de vendas. O Live Marketing, como uma disciplina tática, oferece uma conversão de KPIs mais tangível e mensurável. Essa abordagem permite que as empresas se conectem de maneira prática e direta com seu público-alvo, independentemente de quem ele seja.
O mercado reconheceu as vantagens da disciplina, percebendo-a como uma ferramenta poderosa para criar engajamento real e duradouro. Ao proporcionar experiências personalizadas, as marcas não apenas aumentam suas vendas, mas também fortalecem a lealdade e o relacionamento com seus consumidores. Em um cenário onde a personalização e a experiência do cliente são cruciais, o Live Marketing se destaca como uma estratégia indispensável para alcançar e superar os objetivos de negócios graças às jornadas criadas aos diferentes públicos.
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