Essenciais para a comunicação e o entretenimento, mídias sonoras são consumidas por nove em cada dez brasileiros diariamente, seja por meio de rádio, podcasts ou plataformas de streaming, conforme apontam dados divulgados no estudo Inside Audio 2024, realizado pela Kantar IBOPE Media.
Na avaliação de Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media, a maior força do áudio está em sua capacidade de envolver de forma íntima e imersiva, muitas vezes com o apoio do vídeo, como acontece com podcasts. Isso permite a ampla inserção do formato no cotidiano das pessoas.
Neste panorama, o rádio se mantém como o principal meio de áudio no Brasil, alcançando 79% da população. Em média, os brasileiros passam 3h55min diários na companhia do velho aparelho. Deste total. 77% reconhecem a agilidade do canal como uma fonte rápida de informação, enquanto 58% confiam no meio para se manterem informados.
A credibilidade do rádio é reforçada pela percepção de que suas informações não são falsas, como afirmado por 50% dos consumidores. Entre os ouvintes, 78% sintonizam emissoras AM e FM, enquanto 28% acompanham pelo YouTube e 12% utilizam serviços de streaming de áudio.
Destaque digital
O rádio combina sua força tradicional com a conveniência do digital. O consumo online já supera o tradicional em certos períodos, e, entre as dez maiores emissoras nacionais, o digital representa 54% do alcance. Essa mudança de hábito, notada por 38% dos brasileiros, destaca a mobilidade do rádio, permitindo o acesso em qualquer lugar e horário.
Os podcasts também conquistam espaço: 43% dos ouvintes de rádio ouviram podcasts nos últimos três meses, com 48% consumindo semanalmente. Os conteúdos mais populares em podcasts e no rádio incluem comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).
Em função disso, projeções para o segundo semestre de 2024 indicam que 74% dos líderes de Marketing investirão em áudio, com 61% destinando verbas para rádio e podcasts, e 60% para plataformas de streaming. No primeiro semestre deste ano, o mercado publicitário brasileiro veiculou mais de 1 milhão de minutos de anúncios no rádio.
A eficácia da estratégia é endossada pelos consumidores: 83% dos ouvintes de rádio relataram ter ouvido campanhas publicitárias, com 54% impactados por comerciais entre músicas e programas, e 25% por ações conduzidas por locutores.
O poder de conversão do áudio também é significativo: 38% dos ouvintes de propagandas já compraram ou pesquisaram os produtos anunciados, 57% apreciam o formato das propagandas em rádio e streaming, e 55% afirmam prestar atenção na publicidade veiculada.
A ofensiva da Deezer
Buscando atrair os órfãos do TikTok Music, que será desativado no dia 28 de novembro, a Deezer criou a campanha "Tik-tok, tik-tok... é hora de vir para a Deezer!” para convidar os usuários da plataforma a transferirem suas playlists.
Por meio do recurso Tune My Music, a Deezer promete uma maneira simples e rápida de migrar todas as playlists e as músicas favoritas de uma plataforma para outra, mantendo todas elas organizadas.
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