Considerada o segundo canal de mídia com maior penetração no Brasil (89%) e com um crescimento de 40% entre as marcas em 2024, a mídia out of home (OOH e DOOH) — ou mídia exterior — vem ganhando cada vez mais relevância nas estratégias de Marketing, liderando o crescimento entre os canais de mídia no país.
Segundo Marcos Berger, especialista em mídia exterior e CEO da BE180, o OOH é uma das mídias mais antigas da publicidade e foi a que mais cresceu no ano passado. Isto aconteceu graças a uma expansão da mídia exterior em múltiplos formatos, o que permitiu a conquista de um grande espaço nas ruas.

Estes e outros dados sobre o avanço do OOH no Brasil foram publicados no estudo "Panorama Out Of Home", conduzido e publicado pela BE180. O levantamento apresenta
as nove principais estratégias que verão passar pelo radar de marcas que desejam engajar pessoas por meio de projetos de comunicação urbana em 2025.
9 estratégias para 2025
Na economia da atenção, tanto o formato quanto a execução das campanhas têm um peso significativo, comparável à estratégia. Nesse contexto, o OOH evolui ao trabalhar com dados, respeitar o contexto em que é inserido e adaptar os anúncios em tempo real.
Berger explica que o engajamento depende de duas coisas cada vez mais raras: tempo e atenção. Por isso, a estratégia de OOH deve ter como premissa o potencial de atrair a atenção das pessoas de forma direta e eficiente, já que os ambientes urbanos possuem múltiplos elementos de distração.

Pensando nisso, a BE180 recomenda nove passos estratégicos decisivos para o engajamento de peças urbanas. São eles:
Coragem em palavras
Para criar conexões marcantes usando OOH em 2025, as marcas não precisam de muitas palavras. A ideia é trazer um ponto de vista forte e autêntico que mexa com a audiência. O que o seu público está precisando ouvir?
Design sedutor
Mostre menos, apareça mais. Revelar apenas o necessário pode ser mais atraente do que entregar o jogo. O design de um OOH é um exercício de concisão que, quando bem feito, cria oportunidades para as marcas redefinirem a forma como são percebidas no espaço público.
Esconderijo
Crie novos espaços. As ruas se tornaram um playground com as mais diversas oportunidades de engajamento. Mas, para 2025, não basta ocupar espaços. É preciso trazer ideias fortes que justifiquem essa presença e ampliem o contexto onde se encontram.
Bug
Brinque com o estranhamento. Poucas coisas capturam tanto a atenção quanto o inusitado. Na era da desatenção, quebrar os padrões automáticos da audiência de forma autêntica
torna-se cada vez mais relevante e desafiador.
Ao vivo
Reaja em tempo real. Marcas precisam se mexer no ritmo da cultura. O crescimento do público em grandes eventos tornou o OOH um veículo para manifestações criativas muito além do patrocínio. Com a mídia OOH digital, a publicidade se adapta às mudanças culturais, memes e acontecimentos dos últimos minutos – e seu impacto extrapola o entorno.
Plataforma social
Amplie mais vozes. Marcas estão crescendo conscientes de seu impacto social. E quando
a ideia é dar mais destaque a causas importantes, o OOH é destaque como veículo. Veja como as marcas estão entregando valor para a sociedade usando a própria mídia como recurso e amplifique mais vozes em 2025.
Serviço
Ofereça serviços alinhados à marca. Com os avanços dos painéis digitais, surgem oportunidades de ir além da mensagem publicitária e oferecer conveniência em pontos de espera. Em 2025, as marcas buscarão trazer mais ao ambiente em que seus anúncios
estão inseridos, com serviços tais como previsão do tempo, notícias ou entretenimento.
Hiperlocal
Pense nas peculiaridades do local onde a peça será inserida. Com a evolução da tecnologia, as marcas estão explorando as possibilidades geradas por anúncios hiper
específicos personalizados, criando um impacto ainda maior em cada comunidade.
Smart-OOH
Use dados a favor da marca e da audiência. Com telas conectadas, reconhecimento facial e dados externos, os anúncios OOH se tornaram inteligentes. Eles ajustam as mensagens em tempo real com base em fatores como clima, tráfego e tendências culturais, tornando a comunicação mais personalizada e relevante.
Algumas ações recentes e bem-sucedidas ajudam a ilustrar alguns dos passos citados pela BE180. No conceito “serviço”, os chuveirões da Sprite cumprem nas praias brasileiras uma função requisitada pelos banhistas em busca de refrescância no verão, entregando, ao mesmo tempo, a mensagem publicitária idealizada pela marca.
Já o fator “ao vivo” foi bem representado durante as Olimpíadas de Paris, quando a Cerveja Corona comprou os direitos da foto icônica de Gabriel Medina e, em reação rápida, lançou uma campanha com ativos de OOH próximos às praias do Rio de Janeiro.

O futuro do OOH
Para Fabrício Guimarães, COO da BE180, os rumos futuros do OOH envolvem a antecipação das demandas e interesses da audiência, agora impulsionada por algoritmos e dados em tempo real.
Ele destaca que a personalização na publicidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma expectativa. Com um público cada vez mais habituado a mensagens relevantes e contextuais, o OOH de 2025 será movido pela tecnologia, sobretudo no que diz respeito aos dados que mostram as melhores oportunidades e como executá-las.

Os próximos anos devem trazer um OOH mais inteligente e interativo, com o uso de IA para personalizar campanhas e mídia programática para automação. A realidade aumentada e o 5G promoverão uma experiência mais imersiva, enquanto dados geolocalizados e integração com dispositivos móveis tornarão as campanhas mais precisas.
Displays holográficos criarão imagens tridimensionais que parecem flutuar sob certos ângulos, oferecendo uma experiência visual impactante. A segmentação das mensagens de acordo com condições climáticas e geográficas permitirá exibir conteúdos altamente relevantes para públicos em áreas específicas.

Finalmente, a 1st-Party ou Zero-Party data permitirá ajustar os anúncios a horários e locais com maior concentração do público-alvo, potencializando a eficácia da mensagem.
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