MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

80% dos CEOs de consumo e varejo apostam no crescimento dos negócios em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

80% dos CEOs de consumo e varejo apostam no crescimento dos negócios em 2025
80% dos CEOs de consumo e varejo apostam no crescimento dos negócios em 2025
80% dos CEOs de consumo e varejo apostam no crescimento dos negócios em 2025

Mais de 80% dos CEOs do setor de consumo e varejo disseram estar confiantes em relação às perspectivas de crescimento das próprias empresas e 59% deles afirmaram estar otimistas quanto ao crescimento econômico. É o que diz o estudo “CEO Outlook: Consumer & Retail 2024” feito pela KPMG com 120 executivos globais. A publicação registrou dados sobre o enfoque, as estratégias e táticas de planejamento dos empresários.

Os três principais desafios observados no estudo por CEOs do setor de consumo e varejo incluem incerteza econômica (58%), complexidades geopolíticas (53%) e a adoção da inteligência artificial generativa (48%). No Brasil, o cenário ainda é mais solicitado, segundo Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul:

“Os empresários locais enfrentam uma escalada na taxa de juros, preocupações com cortes de gastos públicos e os impactos da geopolítica global. Além disso, precisam lidar com consumidores cada vez mais exigentes e polarizados, equilibrando demandas locais e pressões globais.”

Tecnologia e ESG: prioridades estratégicas

O estudo mostrou que a inteligência artificial generativa é um dos focos principais de investimento para 81% dos CEOs, especialmente em áreas como vendas e Marketing. Embora 67% esperem retorno sobre esses investimentos em até cinco anos, os desafios relacionados à implementação da tecnologia foram apontados por 61% como uma barreira significativa.

No campo ESG, o compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança já faz parte do DNA das empresas. 74% dos líderes afirmaram que os princípios ESG estão totalmente incorporados em suas organizações; 63% estão confiantes em atingir emissões líquidas zero até 2030; 44% enxergam a estratégia corporativa como determinante para o relacionamento com clientes e a confiança da marca e para 51% o progresso é lento em temas como diversidade e inclusão.

Adriana Stecca, sócia-diretora líder do segmento de alimentos e bebidas da KPMG no Brasil, reforça que tanto ESG quanto tecnologia já são prioridades. "Endereçar essas questões não é mais uma escolha, mas uma expectativa do mercado. Essas áreas são estratégicas, principalmente para negócios que lidam diretamente com o consumidor, como bares e restaurantes", afirma.

Leia também: IA, personalização e sustentabilidade: as principais tendências para o varejo em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme