Cerca de 75% dos anunciantes nos Estados Unidos enfrentam dificuldades em manter o desempenho de suas campanhas à medida que aumentam o orçamento investido, conforme afirmam profissionais de Marketing entrevistados pela Taboola no estudo “The Pulse of Performance Advertising: Diminishing Returns”.
O balanço negativo sugere um paradoxo no cenário da publicidade digital: ao longo do ano, os investimentos em anúncios nas redes sociais devem atingir US$ 239 bilhões em 2025 e avançar à casa dos US$ 273 bilhões até o final de 2026.
Entre os profissionais que percebem a queda do ROAS, cerca de 80% afirmam que a curva descendente se inicia ainda nas fases iniciais da campanha. Em muitos casos, a queda de desempenho afeta mais da metade do valor investido.

Saturação do público-alvo (66%), a fadiga do usuário ao ver os mesmos anúncios repetidamente (59%) e a exaustão criativa das campanhas (49%) aparecem como as principais explicações para o problema. Além disso, o aumento dos custos de anúncios (47%) e as restrições de privacidade que enfraquecem a segmentação (36%) contribuem para a perda de eficácia.
Neste cenário, 55% dos entrevistados disseram estar expandindo sua atuação para canais digitais além das redes sociais, enquanto 67% estão ajustando suas estratégias de segmentação de público e 70% estão testando novos formatos de anúncios.

Na avaliação de Adam Singolda, CEO da Taboola, apenas aumentar o investimento não está trazendo melhores resultados. A diversificação se apresenta como uma tática importante para reduzir a dependência de um único canal e buscar novas oportunidades de crescimento.
O relatório The Pulse of Performance Advertising: Diminishing Returns é resultado de uma pesquisa com mais de 300 anunciantes, incluindo marcas e agências nos Estados Unidos.
Leia também: O meio do funil é a nova mina de ouro do Marketing – e poucos perceberam
COMPARTILHAR ESSE POST