MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

73,9% dos brasileiros jogam games eletrônicos e o smartphone é a plataforma da moda

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O Brasil é cada vez mais gamer. Em 2024, quase 74% da população nacional joga algum tipo de jogo eletrônico, um aumento de 3,8% em relação ao ano passado, conforme indicam os dados coletados pela Pesquisa Game Brasil 2024. Boa parte deste crescimento passa pela possibilidade de jogar nos smartphones: o fácil acesso a uma ampla oferta de jogos e a mobilidade oferecida pelos aparelhos fazem dos celulares os preferidos de 48,8% dos jogadores brasileiros.

A título de comparação, plataformas historicamente mais tradicionais, como os PCs e os consoles, ficam bem atrás dos smartphones, com 22,6% e 21,7% da fatia de preferência dos gamers, respectivamente. Cabe destacar que os PCs, categoria que inclui desktops e notebooks, cresceu mais de 3% nas menções de plataformas mais utilizadas no país entre 2023 e 2024.

Segundo Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM, os games têm aparecido com maior frequência no cotidiano do brasileiro e isso mostra o grande impacto que os jogos digitais têm na vida dos jogadores. As pessoas têm feito amizades e construído uma identidade da qual elas se orgulham. Nesse sentido, 82,4% dos respondentes disseram já ter feito amizade com alguém durante uma partida na internet.

Quem está jogando?

A pesquisa destaca que 85,4% dos entrevistados enxergam os games como uma de suas principais formas de diversão. Para Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM, isso evidencia a crescente importância dos jogos eletrônicos, que assumem um importante papel como plataformas de motivação, socialização e identidade. Não por acaso, 70,8% dos jogadores exibem com orgulho o nome dos seus times, clãs ou guildas, reforçando a questão de identidade e envolvimento.

A PGB aponta, também, que nos últimos anos, as mulheres têm sido dominantes no consumo de jogos eletrônicos, principalmente devido à presença significativa nos smartphones. Embora os homens tenham se tornado a maioria no ano passado (53,8%), os números se igualaram tecnicamente neste ano, com 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino.

Em relação à idade, os dados indicam um envelhecimento do público gamer. As faixas etárias mais representadas são de 30 a 34 anos, com 16,2%; e de 35 a 39 anos, com 16,9%. Em contraste, os públicos mais jovens apresentam uma participação menor, com 14,6% para a faixa dos 20 a 24 anos e os mesmos 14,6% para a faixa dos 25 a 29 anos.

Por outro lado, analisando os hábitos de jogo de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a PGB descobriu que 82,8% dos membros deste grupo jogam jogos eletrônicos, o que evidencia a popularidade do entretenimento entre faixas etárias mais jovens. Isso oferece uma oportunidade para momentos em família: 73,4% dos pais se envolvem nas sessões de jogatina dos filhos, juntando-se a eles em inúmeras oportunidades.

Leia também: Como as marcas não-endêmicas podem ganhar espaço no universo dos games

Clube Mundo do Marketing

 

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme