O investimento em iniciativas sustentáveis segue como prioridade para 71% das empresas brasileiras de médio porte, conforme apontam dados do International Business Report (IBR), relatório trimestral conduzido pela Grant Thornton.
Com leve queda de 2% em relação ao primeiro trimestre do ano, o tema comprovou sua relevância para o mercado nacional, que apresenta maior representatividade comparado às médias da América Latina, de 56% e global, 58%.
Dentro do contexto de comunicação e reputação, ao mensurar as intenções de investimento das empresas em branding, o IBR aponta que 77% dos empresários brasileiros têm intenção de investir na área nos próximos 12 meses – número acima da média global, 57%, e da América Latina, 62%.
Na avaliação de Daniele Barreto e Silva, especialista em ESG na Grant Thornton, normas recentes, como as IFRS S1 e S2 emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), estão diretamente relacionadas ao crescente interesse das empresas brasileiras pelo tema.
A especialista ressalta que os requisitos de reporte das normas IFRS S1 e S2 exigem uma gestão integrada de informações, que envolvem diferentes expertises, departamentos e comitês, e incentiva que a pauta seja vista de forma transversal.
Outro ponto de interesse, segundo a especialista, é que o comprometimento com a sustentabilidade traz impactos positivos em diversos aspectos, sendo um deles a atração e retenção de talentos.
Fica o alerta para os contratantes: 77% dos entrevistados pela Grant Thornton para a pesquisa “A importância da agenda de ESG para universitários“ demonstram interesse em deixar de trabalhar em uma empresa que não atenda aos critérios legais e de mercado relacionados à ESG.
E para quem ainda não priorizou, vai mais uma informação: a nova geração tem uma preocupação muito característica com valores e convicções, por isso, a competitividade no mercado atual exige que as empresas adotem práticas sólidas e que se adequem ao futuro, segundo Daniele.
A executiva conclui afirmando que os consumidores estão cada vez melhor informados e buscam marcas que demonstrem um compromisso genuíno com a sustentabilidade, valorizando iniciativas de governança, ética e transparência.
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