MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

7 tendências que devem impactar o mercado de beleza até 2027

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

30 de nov. de 2022

CATEGORIA

Notícias

O mercado de beleza é um dos mais promissores no Brasil. O ramo movimenta a economia e gera milhares de oportunidades de emprego, tanto no varejo quanto na indústria. De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto GfK, da Alemanha, o Brasil é o segundo no ranking de países que mais gastam tempo com cuidados com a beleza. Além disso, somos o quarto país no ranking mundial de consumo de cosméticos, como aponta o estudo da Euromonitor.

A tecnologia mudará rapidamente a categoria e o comportamento do consumidor segiurá novos padrões, segundo dados mostrados no webinar Cosmetics Design Beauty 4.0, feito pelo CosmeticsDesign-Europe. O evento reuniu executivos da Sephora, Shiseido, Mintel, entre outros, para debater o futuro da tecnologia no mercado de beleza.

Os dados mostraram que em cinco anos a construção de comunidades e a abordagem "virtual first" serão a chave do sucesso no metaverso. As marcas, no entanto, também precisarão estar atentas a outros canais para envolver consumidores que tardarão a usar a tecnologia. Os executivos falaram sobre 7 tendências que devem impactar o setor até 2027.

Metaverso além da experimentação

Enquanto a indústria da moda lidera o engajamento com o metaverso, a categoria de beleza começa a dar seus passos. O mercado está no estágio inicial, de testes, mas logo começará a envolver os consumidores consistentemente. O importante, agora, é começar e gerenciar as expectativas dos acionistas de que o dinheiro investido em projetos metaversos podem não gerar vendas instantaneamente. O fundamental é definir os KPIs relacionados às vendas e os não relacionados também.

Construção de comunidades

Como as marcas foram além da interação no metaverso apenas com o objetivo de criar experiências divertidas para o consumidor, o sucesso dependeria, até certo ponto, da construção de comunidades dentro desse espaço.

As mulheres adoram falar sobre beleza. É um conector e é muito importante criar essas comunidades em torno da marca. Como a amrca reúne essas experiências e dá a elas um espaço onde possam se envolver juntas é que fará a diferença.

Os influenciadores virtuais substituirão os influenciadores

A evolução do Marketing de Influência está em andamento, com alternativas geradas por computador bastante envolventes e fieis para o público. O modelo em avatar já é uma aposta da WGSN como o futuro do influenciador digital.  Para Joe McDonnell, chefe de insights da WGSN, o pós-pandemia trouxe a evolução do influenciador ou "revolução do influenciador". A questão é que agora as pessoas estão saturando a confiança nas personalidades digitais e buscando formatos mais inovadores.

Para o executivo, o formato de avatar permite mais dinamismo, algo que a geração Z busca nas marcas. A análise da WGSN mostrou que o fator novidade é o que mais ajuda a engajar. "As pessoas não fazem mais distinção entre o real e o virtual. Elas veem o comércio eletrônico como uma extensão de loja, a Netflix como extensão do cinema e a mídia social como uma extensão dos seus pares", disse McDonnell.

Tecnologia a favor da transparência

Os painelistas do webinar concordaram que há um valor inexplorado a ser extraído dos NFTs que servem como certificados de propriedade e autenticidade no metaverso. A visão era que, no futuro, o foco mudaria da sustentabilidade para a transparência e que, em busca desse objetivo, a indústria da beleza faria mais uso dos dados associados aos NFTs.

Em breve, será possível acompanhar a jornada da cadeia de suprimentos de um produto por meio de um contrato inteligente. A indústria contará cada vez mais com isso para ver se os produtos são sustentáveis e legalmente compatíveis.

“Virtual first” substituirá a realidade

Agora as marcas abordam o metaverso como um meio de recriar o mundo real. No entanto, a previsão é que essa visão seja invertida quando o virtual se tornar a nova norma. “Virtual first será o próximo passo; A Nike está trabalhando com a Artefact para criar tênis no metaverso que o consumidor pode comprar no mundo real, por exemplo. Há uma maior fluidez entre o mundo real e o mundo virtual - uma marca pode enviar NFTs aos consumidores que eles podem resgatar na loja por um produto real. Isso cria um programa de fidelidade bastante poderoso e divertido.

As experiências de tecnologia de beleza serão perfeitas

À medida que a tecnologia se tornou mais elegante e sofisticada, os palestrantes disseram que não haveria desculpas para experiências desconexas do consumidor e que a perfeição precisava transcender os pontos de contato online e offline. A experiência do consumidor deve ser muito consistente em todos os pontos de contato e esses pontos de contato devem estar perfeitamente conectados. Trata-se de falar com o consumidor de forma holística.

A tecnologia de diagnóstico integrará saúde e beleza

Em sua primeira “loja do Futuro” em Cingapura, a Sephora ofereceu recomendações de cuidados com a pele por meio do Skincredible - um dispositivo de análise de pele para dermatologistas. No futuro, o uso de wearables provavelmente será estendido para diagnosticar problemas de saúde da pele, confundindo a linha entre beleza e saúde.

Até 2027, beleza e saúde da pele estarão se tornando mais alinhadas e isso apresenta um novo conjunto de potenciais produtos para analisar tudo, desde a hidratação da pele até os poros, manchas e níveis de FPS. Há uma grande oportunidade para a tecnologia de beleza fazer parceria com tecnologias adjacentes na área de diagnóstico, da mesma forma que as tecnologias de teste de DNA estavam sendo integradas a recomendações de dieta personalizada na área de nutrição.

Leia também: Hiperestimulados, ansiosos e apreensivos: como aliviar os sentimentos que deverão moldar o comportamento dos clientes em 2024?

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme