MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

64% dos brasileiros apresentam ressentimento em relação à empresas e políticos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A percepção de que empresas e governo tornam a vida das pessoas mais difíceis, atendem a interesses restritos e privilegiam os mais ricos está em alta no Brasil. 64% dos entrevistados na 25ª  edição do Edelman Trust Barometer demonstraram graus moderados ou altos de ressentimento em relação a essas instituições.

Entre os entrevistados que demonstram altos níveis de insatisfação, nenhuma instituição é considerada confiável. Essa percepção negativa afeta também a adoção de novas tecnologias, com apenas 38% dos mais ressentidos confiando na inteligência artificial e somente 34% se sentindo confortáveis com seu uso por empresas.

  

Neste panorama, três em cada dez brasileiros aprovam o ativismo hostil como meio de promover mudanças. Este grupo considera aceitáveis ações como ataques virtuais, disseminação de desinformação, ameaças, violência ou danos à propriedade pública e privada.  

A desconfiança em relação a líderes institucionais não é uma novidade. Desde 2021, cresce a percepção de que essas figuras enganam deliberadamente a população. No Brasil, 76% dos entrevistados acreditam que autoridades governamentais mentem intencionalmente, enquanto 72% têm essa mesma visão sobre líderes empresariais e jornalistas.

O outro lado  

Nos últimos anos, cresceu a expectativa de que as empresas assumam um papel mais ativo na busca por soluções para questões sociais. Elas são vistas como mais competentes, éticas e confiáveis do que o governo, o que também eleva sua responsabilidade. 

As empresas seguem sendo as instituições mais confiáveis no Brasil, com 62% de credibilidade. As ONGs estão em um nível neutro, com 56%, enquanto governo e mídia enfrentam desconfiança, com 39% e 46%, respectivamente. Entre os setores mais confiáveis, tecnologia lidera com 78%, seguida por alimentos e bebidas (76%) e hotelaria e hospitalidade (76%). Já as mídias sociais aparecem no limite da neutralidade, com 51%.  


Na avaliação de Ana Julião, Gerente Geral da Edelman Brasil, além das obrigações dentro do ambiente de trabalho, a sociedade espera que as empresas atuem em questões que vão além de seus negócios, como custo de vida, mudanças climáticas, requalificação, desinformação e discriminação.

Cientistas e professores são as personalidades mais confiáveis para os brasileiros, com 78% de credibilidade, seguidos por CEOs, que registram 70%. A confiança no empregador sofreu queda globalmente. No Brasil, a confiança nesta instituição ainda se mantém alta, em 77%, mas caiu cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior. 


O medo da perda de emprego é uma preocupação crescente. Questões como conflitos comerciais internacionais (67%), concorrência estrangeira (58%), recessão iminente (66%), falta de qualificação (60%) e automação (58%) geram insegurança entre os trabalhadores.  

Outro dado preocupante é o aumento do medo de discriminação, que atingiu um recorde histórico. Entre os brasileiros, 63% temem sofrer algum tipo de preconceito, discriminação ou racismo. Esse índice é ainda maior entre as mulheres, alcançando 68%.  

Leia também: 7 erros em assessoria de imprensa que um executivo de Marketing nunca deve cometer

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme