MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos
63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos
63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos

Grandes contratos de patrocínio sempre fizeram parte do esporte, e no universo do futebol, estes acordos quase sempre apresentam retornos desejáveis para as marcas. 76% dos brasileiros ouvidos pelo IBOPE Repucom reconhecem a importância do apoio empresarial e 63% comprariam produtos de marcas que patrocinam seus atletas ou times favoritos.  

Pensando nisso, a empresa divulgou a edição 2024 do Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil. O levantamento mapeou os setores nos quais se inserem os patrocinadores dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, demonstrando a evolução destas indústrias no mercado esportivo ao longo da última temporada.  

Juntas, as equipes exibiram 132 marcas diferentes – aumento de 13% em relação a 2023, quando foram registradas 117. O crescimento foi impulsionado pelo aumento de contratos pontuais, que saltaram de sete para 25. A taxa de permanência das marcas foi de 52%, indicando que metade dos patrocinadores mantiveram contratos de um ano para o outro.  

O setor financeiro manteve a liderança pelo segundo ano consecutivo, com 20 marcas associadas. Dentro desse segmento, a categoria de consórcios foi a que mais cresceu, enquanto corretoras de criptomoedas apresentaram a maior queda no número de contratos. Já o setor de apostas consolidou sua força e dominou o espaço de patrocínio máster pelo terceiro ano consecutivo, com 14 contratos de 11 marcas diferentes.  

O setor de serviços de saúde permaneceu entre os três mais presentes, com 13 marcas associadas aos clubes, uma redução de 7% em relação a 2023. Já o setor de alimentação apresentou um crescimento expressivo de 57%, saltando de sete para 11 marcas. Por outro lado, o segmento imobiliário fechou 2024 com apenas sete contratos, uma redução de 36% em comparação ao ano anterior.  

Especialistas do IBOPE enfatizam que o mercado movido pelo futebol brasileiro é dinâmico e a rotatividade das marcas continuará a ser impulsionada por setores em expansão. Segundo Danilo Amâncio, coordenador de Marketing do IBOPE Repucom, o mapeamento ajuda a identificar tendências e a gerar oportunidades comerciais, não apenas no futebol, mas em outras modalidades esportivas.  

Leia também: Brasileirão Betano: Campeonato Brasileiro muda de nome após 6 anos

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme