MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos
63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos
63% dos torcedores comprariam produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times favoritos

Grandes contratos de patrocínio sempre fizeram parte do esporte, e no universo do futebol, estes acordos quase sempre apresentam retornos desejáveis para as marcas. 76% dos brasileiros ouvidos pelo IBOPE Repucom reconhecem a importância do apoio empresarial e 63% comprariam produtos de marcas que patrocinam seus atletas ou times favoritos.  

Pensando nisso, a empresa divulgou a edição 2024 do Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil. O levantamento mapeou os setores nos quais se inserem os patrocinadores dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, demonstrando a evolução destas indústrias no mercado esportivo ao longo da última temporada.  

Juntas, as equipes exibiram 132 marcas diferentes – aumento de 13% em relação a 2023, quando foram registradas 117. O crescimento foi impulsionado pelo aumento de contratos pontuais, que saltaram de sete para 25. A taxa de permanência das marcas foi de 52%, indicando que metade dos patrocinadores mantiveram contratos de um ano para o outro.  

O setor financeiro manteve a liderança pelo segundo ano consecutivo, com 20 marcas associadas. Dentro desse segmento, a categoria de consórcios foi a que mais cresceu, enquanto corretoras de criptomoedas apresentaram a maior queda no número de contratos. Já o setor de apostas consolidou sua força e dominou o espaço de patrocínio máster pelo terceiro ano consecutivo, com 14 contratos de 11 marcas diferentes.  

O setor de serviços de saúde permaneceu entre os três mais presentes, com 13 marcas associadas aos clubes, uma redução de 7% em relação a 2023. Já o setor de alimentação apresentou um crescimento expressivo de 57%, saltando de sete para 11 marcas. Por outro lado, o segmento imobiliário fechou 2024 com apenas sete contratos, uma redução de 36% em comparação ao ano anterior.  

Especialistas do IBOPE enfatizam que o mercado movido pelo futebol brasileiro é dinâmico e a rotatividade das marcas continuará a ser impulsionada por setores em expansão. Segundo Danilo Amâncio, coordenador de Marketing do IBOPE Repucom, o mapeamento ajuda a identificar tendências e a gerar oportunidades comerciais, não apenas no futebol, mas em outras modalidades esportivas.  

Leia também: Brasileirão Betano: Campeonato Brasileiro muda de nome após 6 anos

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme