Após quatro meses de espera, as partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol – Brasileirão, para os íntimos, retornam ao calendário de eventos nacionais neste sábado, 13. E, como de costume, a emoção nos gramados será acompanhada de perto pelas marcas que participam do espetáculo.
Até aqui, a grande novidade de 2024 foi a compra dos naming rights da liga pela Betano. A partir desta edição, o campeonato mais disputado do planeta passa a se chamar Brasileirão Betano. A casa de apostas substitui o Assaí Atacadista, detentor dos naming rights de 2018 a 2023. Informações de bastidores ventiladas pelo Exame sugerem que o valor do acordo gira na casa dos R$ 50 milhões.
Patrocinadores dos clubes também se movimentaram para desenhar ativações e experiências aos torcedores e, claro, apoiar o sucesso das equipes durante a competição. Confira abaixo algumas das estratégias que poderão ser vistas ao longo do Brasileirão.
Detalhando os compromissos assumidos com o acordo, Tomasz Majewski, head de Patrocínios da Betano, destacou o desejo de envolver os fãs em experiências tanto dentro do estádio, quanto no ambiente digital. Estender a diversão dos torcedores ao assistir a uma partida de futebol por meio de atividades de ativação fora do estádio durante o intervalo foi um objetivo mencionado pelo executivo.
Confira, abaixo, como outras marcas do universo esportivo se movimentaram para acompanhar a estreia do Brasileirão e outras competições ao redor do globo:
Ademicon e São Paulo
Patrocinadora do atual campeão da Copa do Brasil e postulante ao título do Brasileirão, a Ademicon distribuirá gratuitamente, ao lado do clube, o Cordão de Girassol, que será usado por crianças autistas durante a primeira partida da equipe, no MorumBIS, em São Paulo, neste sábado.
Os cordões, que terão estoque controlado e poderão ser retirados no local e nas lojas do SPFC, fazem parte de uma linha de produtos lançada para pessoas neurodivergentes. Os itens serão distribuídos a partir de uma parceria estabelecida com o HD Sunflower, projeto global que defende uma atuação focada em promover o acolhimento deste público.
Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon, comenta que a ação faz parte das práticas de ESG da companhia, e tendo o esporte como de seus territórios prioritários, a empresa entendeu que o tema tem correlação total com o consórcio, uma vez que envolve planejamento, conquistas e qualidade de vida.
Parimatch e Botafogo
Patrocinadora master do Botafogo desde o início do ano passado, os planos da Parimatch para o Brasileirão envolvem suporte contínuo e a cobertura ativa dos eventos e resultados mais importantes, além do envolvimento dos torcedores do clube no apoio a seus jogadores favoritos.
Para isso, a empresa está planejando uma série de atividades e ofertas com prêmios e experiências VIP destinadas aos botafoguenses. A marca planeja distribuir mensalmente dois convites exclusivos para o camarote VIP Parimatch nos jogos do Botafogo em casa, a partir da estreia, que acontece no dia 18 de abril.
Além disso, a empresa programou recompensas para os torcedores-apostadores que fizerem depósitos na plataforma, incluindo uma viagem para o jogo, produtos do estádio e bônus em suas contas. Outra ação envolve a divulgação do maior sorteio do ano para seus usuários, com condições e prêmios que, segundo a marca, surpreenderão os usuários.
Maksym Tsaryk, Diretor brasileiro da Growe (franqueada da Parimatch), ressalta que a empresa tem grandes planos e esperanças para a temporada de futebol mais ativa de todos os tempos, e acredita que o apoio ao clube e à sua torcida terá um impacto positivo nos resultados e no ânimo dos jogadores.
Superbet e Fluminense
Outra casa de apostas, a Superbet, fechou parceria com outro campeão, desta vez, o campeão da Copa Libertadores. Nas próximas três temporadas, o Fluminense estampará a logo da empresa no espaço mais nobre da camisa tricolor. Os valores do patrocínio representam o maior contrato já assinado pela equipe carioca.
Em números, o acrodo prevê um crescimento de mais de 100% na verba de patrocínio em relação ao vínculo anterior, que representava entre 6% e 8% da receita do clube. Com a Superbet em sua camisa, o Fluminense terá aportes em torno de 10% a 15% da receita, beneficiando assim não só o futebol profissional, mas ajudando também a modernizar as estruturas do clube e a ampliação das ações de Marketing.
Alexandre Fonseca, CEO da Superbet Brasil, afirma que o movimento mostra a disposição da empresa em investir no mercado brasileiro. O executivo expressou, também, a satisfação de unir a Superbet ao Fluminense, um clube centenário com enorme visibilidade e muito engajamento.
Mega Chute e Negrete
Em parceria com o influenciador Negrete, o Mega Chute lançou o Mega Chute do Milhão. O jogo conta com uma proposta simples e gratuita, que paga R$ 1 milhão ao usuário que acertar, antes de a bola rolar, a classificação final do Brasileirão 2024.
Segundo Negrete, essa é a hora de ver quem entende de futebol de verdade e ressaltou que a aposta é gratuita e sem riscos. Dessa forma, qualquer um pode preencher as previsões em poucos minutos.
Gonçalo Costa, CEO de Odds Scanner Group, explica que a proposta se alinha a um movimento relevante do mercado internacional de jogos free-to-play, segmento que tem grande potencial de crescimento também no Brasil e pontua que o Mega Chute do Milhão parte de uma premissa simples e funcional para os usuários finais poderem testar a capacidade de prever o que vai acontecer.
Além do Brasileirão…
Estrela do Marketing esportivo em meados de abril, o Brasileirão não é a única competição observada pelo radar empresarial. Com estreias marcadas para junho, Eurocopa e Copa América, duas das mais importantes competições internacionais envolvendo seleções, inspiram movimentos publicitários que estão sendo desenvolvidos em um cenário um tanto desafiador: os torneios acontecerão ao mesmo tempo e ambas as finais estão marcadas para o dia 14 de julho.
Mantendo a tradição de publicar álbuns de figurinhas dedicados aos fãs com espírito de colecionador, a Panini anunciou o atacante Endrick, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, como o embaixador da marca para a estratégia de vendas do álbum de figurinhas oficial da Copa América.
Segundo Martina Limoni, diretora de Marketing da Panini na América Latina, a parceria com a mais nova promessa brasileira se deve ao fato de que Endrick, apesar de jovem, é um nome conhecido em todo o mundo e terá o nome ligado ao futebol nos anos do porvir. A executiva se diz confiante quanto a escolha, que, segundo ela, reforça a posição do álbum ao lado dos melhores e mais cativantes personagens do futebol.
Endrick, por sua vez, celebrou a parceria expressando o quão gratificante é estar presente neste álbum da Panini representando o país e a Seleção Brasileira. O jogador menciona que grandes craques do futebol mundial já apareceram como embaixadores e, portanto, o fato de ter sido o escolhido para esta edição é motivo de felicidade.
Mercado Livre
Patrocinador oficial das competições de clubes CONMEBOL, o Mercado Livre criou a ação "Vestidos de América Latina" para resgatar o orgulho do futebol no continente. A campanha emprega uma tecnologia que gera descontos de 25% para a aquisição de camisas dos times participantes da CONMEBOL Libertadores 2024.
Para usufruir dos benefícios da ação, os apaixonados por futebol podem usar o smartphone para escanear camisas de times globais e desbloquear descontos em uniformes com visual similar de clubes que disputam a maior competição sul-americana.
A campanha começou na última terça-feira, 9, com um filme que ressalta as raízes do futebol latino e promove conversas sobre a "estrangeirização" do esporte e o fenômeno de uma nova geração de torcedores que abraçam clubes de outros continentes. A produção ainda convida os fãs da bola a vestirem a camisa da causa por meio da tecnologia criada pelo Mercado Livre.
Segundo Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre, a ideia é reforçar a conexão com os apaixonados pelo futebol sul-americano, celebrando sua história e resgatando o orgulho de pertencer.
Centauro, Adidas e Champions League
As semifinais da Champions League serão definidas a partir da próxima terça-feira, 16, e uma coisa é certa: dois dos times que entrarão em campo poderão ser acompanhados de perto no Estádio de Wembley, em Londres, pelos ganhadores da promoção "Você na final da Champions League 2024", organizada pela Centauro em parceria com a Adidas.
Concorrem os clientes que realizarem compras de pelo menos R$300 em produtos de futebol da Adidas nas lojas físicas, no site ou no aplicativo da Centauro e cadastrarem a nota fiscal no site oficial da promoção. Os participantes também concorrerão a prêmios como vale compras que variam de R$100 a R$500 para serem utilizados em compras nos canais oficiais na Centauro.
Mais futebol…
Olhando para outros gramados, a Brandtruck está patrocinando o Acre Clube Futebol para Amputados. Representante da Zona Norte de São Paulo, a equipe é o único time de futebol para amputados na capital paulista.
Segundo Wilson Padula, coordenador de futebol do Acre Clube Futebol para Amputados, o compromisso da agremiação é criar um ambiente de excelência esportiva e resgate social, fornecendo suporte sólido e transparente para que cada atleta possa florescer em sua jornada esportiva – uma missão empoderada pelo apoio das marcas parceiras.
Marcello Borgerth, CEO da Brandtruck, ressalta que a participação da empresa no projeto não apenas fortalece o time em sua jornada esportiva, mas também destaca a importância de apoiar atletas amputados, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e igualitário, e incentivando outras organizações a seguirem o exemplo.
FERJ e Casa Ronald McDonald
Em alusão ao início das celebrações do 30º aniversário da Casa Ronald McDonald, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu e Vasco doaram camisas autografadas com o número 30 às costas para gerar recursos à Casa.
Os uniformes do Rubro-negro, do Glorioso, do Gigante da Colina e da Laranja da Baixada foram leiloados na plataforma da Play For a Cause. Já o uniforme do Fluminense será utilizado em ação futura pela Casa Ronald McDonald, assim como uma bola da final do Campeonato Carioca.
A Casa Ronald RJ acolhe milhares de crianças e adolescentes em tratamento de câncer e suas famílias, com a oferta de hospedagem, alimentação, transporte aos hospitais, educação e assistência social, além de programas complementares de Atenção Integral.
Rubens Lopes, presidente da FERJ, ressaltou a importância de um posicionamento voltado à elevação do futebol como uma ferramenta de inclusão e responsabilidade social. O mandatário mandatário classificou a ajuda à causa como um golaço do futebol do Rio em parceria com os clubes participantes.
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