MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

6 habilidades para quem quer se destacar na era da IA

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

3 de abr. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Tida como a principal ferramenta de Marketing de 2023, a Inteligência Artificial (IA) está inserida no mundo atual, alimentando silenciosamente as estratégias e serviços dos quais dependemos diariamente. Sejam informações no Google, na Netflix, como são feitas as compras por aplicativos ou serviços de transporte, ela está lá.  Com a chegada de novidades como ChatGPT, a IA passou a ficar mais acessível e exigindo um número maior de profissionais que sejam competentes para trabalhar com ela. Ainda não se sabe exatamente como essa tecnologia ​​afetará o mercado de trabalho, mas uma coisa é certa: aqueles que aproveitarem o poder dela, especialmente neste estágio inicial de sua evolução, estarão em melhor posição para prosperar diante da onda de disrupção que se aproxima. Segundo o futurista Bernard Marr, seis competências farão a diferença no mercado de trabalho: Pensamento crítico  O pensamento crítico é uma das habilidades humanas que nos permite contrariar e mitigar o viés frequentemente exibido pela IA, permitindo-nos direcioná-la para uma melhor tomada de decisão.  Uma coisa surpreendente que se tornou aparente sobre a nova onda de ferramentas de IA, como o ChatGPT, é que elas são surpreendentemente fáceis de enganar. A prova pode ser vista pela velocidade com que soluções alternativas foram encontradas para salvaguardas embutidas projetadas para evitar que eles deem conselhos prejudiciais ou perigosos. Isso geralmente ocorre porque a IA, no momento, carece de verdadeiras habilidades de pensamento crítico. Ele tende a simplesmente seguir ordens cegamente e regurgitar informações com as quais foi alimentado. Criatividade  Como vimos, estamos chamando a nova geração de ferramentas de IA de IA “generativa” porque ela é capaz de criar coisas novas. Bem, pelo menos é o que parece. Seria mais correto dizer que ferramentas como ChatGPT e Dall-E são capazes de unir elementos de coisas que já existem para criar algo que pareça novo. “A verdadeira criatividade – a centelha que é uma combinação de invenção, expressão, experiência e personalidade – ainda é uma habilidade exclusivamente humana. A criatividade dá vida às ideias e nos leva a considerar as possibilidades de um mundo melhor e diferente – e aqueles capazes de aproveitá-la continuarão sendo valorizados por muito tempo”, afirma. Alfabetização digital  Compreender o básico para poder trabalhar com a tecnologia com confiança, também inclui entender o mundo dinâmico de acompanhar as últimas tendências, incluindo como a IA está sendo implementada em seu próprio setor e como seus colegas de trabalho ou concorrentes a estão usando para gerar valor.  Ser alfabetizado digitalmente permite que o profissional saiba selecionar as ferramentas certas, no momento certo, para resolver um determinado desafio ou ainda enfrentar quaisquer problemas que possam surgir e entender os resultados que você conseguiu alcançar. Alfabetização de dados  Os dados são o combustível que impulsiona a IA. Analisando as informações digitais, os algoritmos aprendem mais sobre o mundo em que vivemos e se tornam cada vez mais precisos em suas previsões. Isso levanta alguns desafios, sendo o mais óbvio que a IA treinada em dados incorretos provavelmente será inútil ou, pior, perigosa. “Na era da IA, as pessoas com habilidades de dados desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma compreensão de quais informações as máquinas alimentadas por IA precisam, onde podem ser encontradas e como podem usá-las. Para aprimorar isso, é preciso se atualizar com cursos sobre análise estatística, visualização de dados e interpretação de dados”, conta.  Ser consciente quanto às ameaças digitais  Cada vez que a tecnologia avança, inevitavelmente nos expomos a novas vulnerabilidades, e o início da era da IA ​​não é diferente. Vimos como os vídeos deepfaked podem convencer as pessoas de que estão assistindo a imagens reais de Tom Cruise ou Barack Obama. E houve casos de vozes sendo sintetizadas usando IA para realizar fraudes e ataques de phishing. As indústrias estão enfrentando um déficit enorme no número de profissionais de segurança cibernética necessários para combater com eficácia as ameaças existentes, sem falar nas emergentes. Portanto, desenvolver habilidades no campo de detecção e evasão de ameaças relacionadas à IA, bem como aprimorar sua consciência básica de segurança cibernética, é uma ótima maneira de garantir que você possua um conjunto de habilidades à prova de futuro. Aprendizagem contínua Para Bernard Marr, “as máquinas não querem aprender, elas aprendem porque nós dizemos a elas”. O futurista estimula as pessoas a continuarem questionando e buscando desenvolver um apetite feroz por novas informações. “Trazer o impulso humano, a paixão e o apetite para o nosso trabalho é uma forma de garantir que não sejamos deixados para trás por máquinas inteligentes e que nos sintamos motivados a otimizar nossa utilidade e eficiência, combinando o melhor do que é ser humano, com a velocidade e o poder de uma nova geração de máquinas de aprendizado inteligentes”, finaliza. Leia também: Conheça as 10 habilidades mais buscadas pelos empregadores *Com informações da FastCompany

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme