MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

6 dicas para aumentar suas vendas na Black Friday

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de nov. de 2024

CATEGORIA

Artigos

6 dicas para aumentar suas vendas na Black Friday
6 dicas para aumentar suas vendas na Black Friday
6 dicas para aumentar suas vendas na Black Friday

Todo ano, a Black Friday mobiliza milhares de consumidores no mundo, tornando-se excelente oportunidade para impulsionar as vendas. Apesar da fama de "Black Fraude" no Brasil, ações de marketing e vendas bem elaboradoras podem gerar resultados interessantes para o negócio. Somente no e-commerce brasileiro, a última edição da Black Friday passou dos R$ 4 bilhões em vendas. Mas, para atrair novos consumidores e garantir mais vendas, é importante contar com um bom planejamento estratégico. Confira seis dicas para aproveitar todo o potencial da data.

1. Identifique seu público-alvo

De nada adianta uma comunicação de qualidade e com alto investimento se esses esforços são direcionados para o público errado. Direcione a comunicação para o público realmente interessado em seus produtos. Defina a buyer persona da empresa e escolha os melhores canais de comunicação. Além disso, é importante monitorar o engajamento de quem já segue sua marca, seja por newsletters ou redes sociais.

2. Aumente a visibilidade da marca

Antes da Black Friday, é fundamental implementar ações para atrair novos consumidores, uma vez que muitos começam a buscar produtos e serviços dias antes da data. Investir em SEO é uma estratégia eficaz, pois otimiza seu site para buscadores como o Google, focando em palavras-chave relevantes, velocidade de carregamento e responsividade. Além disso, criar conteúdos relevantes pode posicionar a marca como referência no mercado, ajudando a converter visitantes em seguidores engajados.

Após atrair potenciais clientes, é hora de coletar dados e personalizar as ações de Marketing, oferecendo produtos e promoções relevantes para cada perfil. Se possível, invista em anúncios para aumentar seu alcance; eles são essenciais para destacar a marca. Direcione campanhas para públicos específicos em plataformas como Instagram, Facebook e Google Ads, garantindo que a comunicação chegue a quem realmente se interessa por seus produtos.

3. Planeje com antecedência

Dados do Google indicam que o tráfego dos sites pode aumentar até 65% durante a Black Friday. Embora as buscas por produtos aumentem conforme o evento se aproxima, é importante não deixar as ações de marketing para a última hora. Planejar previamente, incluindo os canais utilizados e a frequência é essencial para ter sucesso na data.

4. Integre canais online e offline

Combinar estratégias físicas e digitais é imprescindível para vender mais na Black Friday e fidelizar consumidores. Ofereça incentivos para compras em ambos os canais e mantenha o contato com aqueles que visitaram sua loja, mas não finalizaram a compra, dando a opção de receber novidades da marca via e-mail ou SMS marketing.

Além disso, incentive os consumidores a alternarem entre os canais, oferecendo benefícios exclusivos para compras online ou descontos para produtos na loja física. Identifique quais estratégias são mais eficazes para motivar o público e implemente ações que potencializem as vendas e fortaleçam o relacionamento com os clientes durante a Black Friday.

5. Fidelize seus clientes

Sempre que possível, tenha o feedback dos seus consumidores e resolva problemas rapidamente. Clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar a marca. De acordo com estudo da Bain & Company, 53% dos consumidores que fazem algum tipo de reclamação e não têm o problema solucionado deixam de ser clientes. Por isso, além de oferecer um bom atendimento, mantenha a comunicação ativa por meio de e-mails, SMS ou notificações.

6. Automatize processos

A automação de Marketing é uma ferramenta poderosa para expandir a base de leads, identificar os contatos mais propensos a comprar e manter o público fidelizado. Além de incluir formulários estratégicos no site, considere usar pop-ups que se ativem com base na interação do usuário. Para aqueles que utilizam CRM, a automação pode facilitar a integração dos leads, permitindo que você compreenda melhor os interesses de cada consumidor e os conteúdos que os atraem.

Outra estratégia importante para aumentar as vendas na Black Friday é implementar um fluxo de automação para carrinhos abandonados. O recurso identifica os usuários que adicionaram produtos ao carrinho, mas não finalizaram a compra, permitindo que você envie mensagens personalizadas para lembrá-los do item e incentivá-los a concluir a transação. Além disso, a automação de Marketing possibilita ações de relacionamento com clientes existentes, que podem influenciar suas vendas tanto durante a Black Friday quanto em outras ocasiões.

COMPARTILHAR ESSE POST

Carolina Branchi é Diretora de Integrações da Dinamize

Carolina Branchi

Diretora de Integrações da Dinamize

Diretora de Integrações da Dinamize

AUTOR

Carolina Branchi é Diretora de Integrações da Dinamize

Carolina Branchi

Diretora de Integrações da Dinamize

Diretora de Integrações da Dinamize

AUTOR

Carolina Branchi é Diretora de Integrações da Dinamize

Carolina Branchi

Diretora de Integrações da Dinamize

Diretora de Integrações da Dinamize

AUTOR

Carolina Branchi é Diretora de Integrações da Dinamize

Carolina Branchi

Diretora de Integrações da Dinamize

Diretora de Integrações da Dinamize

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme