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5 tendências para o consumo de alimentos em 2023

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

29 de dez. de 2022

CATEGORIA

Notícias

Alta de preços e redução do poder de compra ditam a nova realidade do consumidor brasileiro. O comportamento dos clientes ante às novas circunstâncias impostas pela economia do país deverá trazer para a indústria de alimentos alguns desafios em 2023. Pensando nisso, a Sealed Air mapeou cinco tendências para o consumo de alimentos no ano que vem.

1 - Compras de alimentos por diversos canais

Segundo Ulisses Casson, vice-presidente da Sealed Air na América Latina, marcas que reconhecerem a importância do investimento em embalagens eficientes em qualquer canal, diversificando as opções do cliente na hora da compra - seja na gôndola ou no carrinho do e-commerce - terão um grande diferencial e sairão na frente da concorrência.

2 - Maior procura por hambúrguer e demais embutidos

Segundo o estudo Consumer Insights, publicado pela Kantar Worldpanel Division, o brasileiro está comprando menos unidades cada vez que vai ao mercado. Nesse cenário, a maior variação de gastos na cesta de perecíveis faz com que opções proteicas como o frango, por exemplo, abram espaço para outras proteínas, como embutidos e hambúrguer.

3 - Compras fragmentadas e carrinhos de compra menores

Novamente, o desejo de evitar o desperdício aparece como uma forte tendência comportamental do consumidor, que tende a dar preferência às carnes e queijos porcionados e a variar cada vez mais os produtos que vão na cesta, de maneira que a conta final caiba no bolso.

4 - Mais personalização e menos nichos

Personalizar as vendas pode ser uma excelente estratégia para a maximização dos resultados para as marcas alimentícias. Dessa forma, é possível atender aos consumidores de forma mais ampla.

5 - Preocupação com sustentabilidade

Marcas alinhadas às expectativas do consumidor também deverão sair na frente em 2023. A utilização de materiais inovadores, capazes de evitar o desperdício e o descarte de matéria-prima plástica sem deixar de entregar embalagens de qualidade, é um grande passo rumo à oferta de produtos sustentáveis, adequados aos novos padrões de consumo.

*Com supervisão de Bruno Mello e Priscilla Oliveira.

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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