5 tendências de Marketing e Vendas para 2030 Mundo do Marketing 14 de dezembro de 2022

5 tendências de Marketing e Vendas para 2030

         

Relatório da CM.com aponta habilidades técnicas, análise de dados e experiência personalizada como fatores decisivos para obter sucesso na área

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Até 2030, a automação fará cada vez mais parte de atividades diárias, e as habilidades humanas que não podem ser desempenhadas por robôs se tornarão ainda mais valiosas. Esses e outros movimentos do mercado são apontados no relatório “Tendências de Marketing e Vendas para 2030 – Tecnologia aliada ao toque humano”, um estudo completo sobre o futuro do setor  realizado pela CM.com, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm).

A pesquisa mostra que há 10 anos atrás, existiam no mercado cerca de 150 soluções de tecnologia de marketing e que hoje, o número ultrapassa oito mil. Para Ronald Bragarbyk, country manager da CM.com, “a tecnologia já está presente no desenvolvimento de estratégias de canal de vendas, acompanhamento pós-vendas e tarefas administrativas. E no futuro, as inovações tecnológicas não somente remodelarão empregos, mas também mudarão a forma como os consumidores navegam no mercado e suas expectativas acerca do atendimento oferecido pelas empresas”.

No intuito de ajudar as empresas a se destacarem no mercado e terem uma ideia melhor do que se espera para o futuro, Ronald resumiu as principais tendências destacadas pelo estudo para 2030:

Clientes independentes 
O material destaca que clientes atuais são muito mais autossuficientes nas etapas iniciais da jornada de compra do que há uma década atrás. Acostumados a ter acesso à informações na palma da mão, esperam uma experiência rápida, intuitiva e personalizada. “O fator humano terá grande valor na construção de relacionamentos e confiança com os clientes, que apesar de acostumados com a automação, buscam conexões reais em suas experiências de consumo”, afirma o executivo.

Apresentação digital
O relatório ainda destaca que causar uma boa impressão é fator decisivo para o sucesso do negócio. As reuniões virtuais continuarão crescendo, e para isso, os profissionais de Marketing e Vendas precisarão estar atentos às novas funcionalidades das plataformas de conferência para aprimorar suas habilidades de apresentação digital. Para garantir bons resultados, as empresas devem oferecer treinamento em tudo, desde o posicionamento da câmera e iluminação do ambiente e recursos adicionais como a criação de slides que tornem a apresentação mais compreensível.

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Habilidades técnicas
Até 2030, novas tecnologias surgirão para auxiliar os profissionais a realizarem suas atividades. Isso significa que as empresas esperam profissionais de Marketing e Vendas que dominem softwares corporativos, como um CRM, além de possuir conhecimento em APIs e novas ferramentas do mercado. Tudo isso se tornará tão essencial no futuro quanto o conhecimento do produto e soft skills.

Análise de dados criativos
Cada vez mais os dados têm se tornado parte das operações realizadas na internet, e consequentemente, a demanda por analistas de dados tem crescido exponencialmente. Porém, a tendência para o futuro é uma análise de dados mais criativa que a atual. As empresas de maior sucesso serão aquelas com profissionais capazes de conectar os pontos em seus dados e criar insights significativos. Reconhecer comportamentos dos clientes e direcioná-los nos momentos certos será uma habilidade altamente procurada.

Experiência do cliente
Hoje, o cliente possui uma vasta gama de opções do mesmo produto de diferentes marcas. No futuro, essas opções serão ainda maiores e mais otimizadas de acordo com suas preferências. Um fator decisivo para se destacar da concorrência é oferecer uma experiência única ao cliente, no sentido de ouvir mais de perto suas necessidades e pensar em maneiras criativas de atendê-las. É preciso empatia e atenção durante todo o atendimento.

Consultoria
Ao mesmo tempo em que a tomada de pedidos se torna totalmente automatizada, o papel do vendedor será o de se tornar um consultor para seu cliente. Construir um relacionamento e trazer valor ao produto, ao invés de simplesmente comunicar seus recursos, serão habilidades indispensáveis.

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