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5 prompts para IA generativa que podem salvar 50 horas para os times de Marketing

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Tempo de Leitura 7 min

DATA

28 de set. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Desde o seu lançamento, em novembro de 2022, o ChatGPT atraiu os olhares dos usuários da internet - desde os mais casuais até os mais avançados - para um mundo de novas possibilidades de aprendizagem proporcionada pela Inteligência Artificial generativa.

Não demorou até que a IA se tornasse um passatempo divertido para os internautas casuais, uma notória aliada para estudantes e pesquisadores e, acima de tudo, uma das mais poderosas ferramentas para o profissional de Marketing moderno.

Atualmente, 73% dos profissionais de Marketing apontam IA como principal ferramenta de produtividade - um impacto imenso, que obriga o universo corporativo a se adaptar de maneira imediata à nova realidade imposta pela tecnologia em nome da manutenção da competitividade.

Um dos mecanismos para esta adaptação é a “criação”, ou transformação, de profissões e profissionais. E no auge expansivo da IA generativa, cargos relacionados à engenharia de prompt ganham cada vez mais destaque por um motivo bastante significativo: extrair o máximo das ferramentas de Inteligência Artificial a fim de otimizar processos operacionais.

Para o professor Edney Souza, C-Founder da Gonew.co e palestrante do CMO Summit 2023, a demanda por prompts - comandos utilizados para obter respostas das IAs generativas - cada vez mais sofisticados já é forte o suficiente para fazer com que profissionais e empresas considerem a engenharia de prompt como a “profissão do futuro”.

Souza compara o domínio da competência ao domínio de habilidades que distinguiam e qualificavam profissionais em décadas passadas. “A engenharia de prompt vai virar uma skill para todo mundo. Você, CMO, a sua equipe de Marketing, qualquer executivo, precisa dominar essa habilidade. A engenharia de prompt é o novo pacote Office: não dá para trabalhar no escritório de uma empresa sem esse conhecimento”, adverte.

Por que os prompts sofisticados fazem a diferença? 

Para Souza, profissionais que dominam a engenharia de prompt nunca começam um trabalho do zero. Isso significa o ganho de dezenas a centenas de horas na realização de tarefas como a elaboração de planejamentos de Marketing.

O professor compartilhou cinco prompts avançados, pensados estrategicamente para promover o ganho de tempo em tarefas como a já citada elaboração de calendários editoriais, análise de concorrência, apresentações para a Diretoria, revisão de conteúdos e a já citada elaboração de planejamentos de Marketing.

Edney estima que a utilização frequente dos prompts sugeridos pode contribuir para que empresas de Marketing ganhem 50 horas mensais - tempo que pode liberar as equipes para se dedicar a tarefas mais criativas e prazerosas. “Os prompts devem ser completos para trazer resultados realmente eficazes. Prompts de duas linhas ou parágrafos únicos não são os que vão entregar os melhores resultados e não vão lhe entregar produtividade, não vão te dar superpoderes”, comenta.

Prompt para a elaboração de calendários editoriais (5 horas/mês)  Como especialista em conteúdo, preciso que você planeje um calendário editorial [mês/semana] para uma empresa do segmento de [segmento da empresa]. O público-alvo são [segmento de público-alvo].  O objetivo principal é [objetivo, como aumentar o engajamento e consciência da marca] através de [proposta de valor, como conteúdos relevantes e atualizados].  O calendário deve incluir uma variedade de temas, como [listar temas relevantes]. A qualidade deve ser a principal preocupação, é importante que sejam considerados os seguintes pontos: [detalhes da tarefa, como mix de produtos, frequência de publicação e datas importantes].  Informações adicionais: [Insira informações como o perfil da empresa, as métricas de engajamento atuais, as datas específicas de eventos da indústria ou outros detalhes relevantes aqui]. 

Souza ressalta que é possível personalizar o calendário visando um tipo de plataforma específica, como o Instagram, por exemplo. Dessa forma, a resposta do ChatGPT privilegiará o fornecimento de informações sobre a plataforma selecionada.

Prompt para Planejamento de Marketing (10 horas/mês)  Como especialista de em planejamento de Marketing, crie um plano de Marketing [objetivo específico, como lançamento de produto].  Os objetivos são [objetivos específicos, como aumento de visibilidade, aumento de conversão ou aumento de participação de mercado]. 

Desenvolva um planejamento abrangente, incluindo estratégias, táticas, cronogramas, KPIs e outras informações que você considerar relevantes.

Aqui estão os detalhes: [insira mais informações, como detalhes do produto/serviço, segmento de mercado da empresa, perfil do público-alvo, orçamento disponível]. 

Neste prompt, o professor destaca a importância de pedir à IA generativa que inclua outras informações relevantes sob a ótica da máquina. Segundo ele, isso dá espaço para que o ChatGPT surpreenda o usuário, atuando como um conselheiro, capaz de dar ideias frescas, que não haviam sido consideradas ou haviam sido esquecidas pela equipe de Marketing.

Prompt para análise de concorrência, parte 1 (12 horas/mês)  1. Faça uma lista de [X] empresas concorrentes na área de [produto ou serviço, segmento de mercado e foco de atuação]. 2. Para a empresa [nome do concorrente] traga os seguintes dados atualizados:

- Perfil de atuação no mercado

- Informações sobre produtos, preços e características

- Estratégias de Marketing

- Participação de mercado

Ao contrário dos dois primeiros exemplos, a primeira parte desse prompt deve ser utilizada no Google Bard, IA generativa que se conecta à Internet em tempo real, ao contrário do ChatGPT, que em sua versão gratuita, considera apenas as informações obtidas até setembro de 2021 para conceder respostas.

Prompt para análise de concorrência, parte 2 (ChatGPT)  Como um analista de mercado especializado em [segmento] peço que você realize uma análise considerando os seguintes aspectos: Análise de concorrentes: Avalie as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos principais concorrentes. Posicionamento atual: Avalie nosso posicionamento em relação aos concorrentes.  Tendências de mercado: Identifique tendências que possam impactar a nossa estratégia.  Recomendações estratégicas: Sugira ações para melhorar nosso posicionamento. [insira os dados da sua empresa e dos concorrentes coletados anteriormente]  Prompt para relatórios de apresentação (8 horas/mês)  Como um gerente de Marketing experiente, elabore um relatório de Marketing para a alta administração da empresa [nome da empresa]. O objetivo é fornecer insights valiosos sobre as nossas campanhas de Marketing e ajudar na tomada de decisões estratégicas. Seja claro, conciso e organize a informação de forma lógica e fácil de seguir, inclua notas onde os gráficos devem ser inseridos para ilustrar as análises e comparações. Aqui estão os detalhes da tarefa: Introdução: Apresente o propósito do relatório, período analisado e uma visão geral das campanhas de Marketing.  Análise dos dados: Avalie as métricas de Marketing relevantes do período [inserir período].  Comparação com metas: Compare resultados com metas e identifique áreas de melhoria.  Análise dos canais de Marketing: Avalie o desempenho dos diferentes canais de Marketing.  Conclusões e recomendações: Forneça uma análise crítica das conclusões, destacando o que funcionou bem e o que pode ser melhorado.  Recomende ações para o futuro: considerando a estratégia de Marketing da empresa.  Fontes de informação: [insira informações como resultados de campanhas, métricas, análises anteriores, metas e perfil da empresa aqui]  O professor destaca que a linha destinada ao requerimento de indicações sobre o posicionamento de gráficos e recursos visuais pode ser preterida caso o usuário utilize a versão plus do ChatGPT ou tenha acesso à plugins dedicados a construção de gráficos e tabelas na versão free da plataforma.  Prompt para revisão de conteúdo (15 horas/mês)  Como Chief Marketing Officer (CMO) da [nome da empresa], você recebeu um documento crucial do departamento de Marketing que necessita de sua revisão e aprovação. Examine o documento cuidadosamente e identifique se ele está alinhado com [objetivo da empresa]. 

Caso encontre algum aspecto que precise de ajuste, faça recomendações claras e específicas.

Fontes de informação: [inserir o documento que contém os objetivos e qualquer material de apoio relevante, como a estratégia de Marketing da empresa, diretrizes de branding, etc.] 

Souza ressalta que a revisão de conteúdo feita pelo ChatGPT é bastante ampla, e o usuário pode especificar vários cenários para a análise da IA. “Imagine que você está fazendo a revisão de um artigo para postar no LinkedIn. Basta dizer ‘revise se esse artigo está atraente e interessante e vai gerar engajamento com determinado público’, e a IA te dará ideias para melhorar engajamento e viralização”, finaliza o professor.

Leia também: 6 pontos cruciais para construir uma máquina de vendas, segundo Edson Rigonatti O que a Inteligência Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs

IA - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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