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5 KPIS de experiência do cliente para medir

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Tempo de Leitura 2 min

5 KPIS de experiência do cliente para medir
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5 KPIS de experiência do cliente para medir

Se eu fosse o gerente de experiência do cliente da sua empresa e estivesse estabelecendo as metas e KPIS essenciais para o próximo ano, determinaria 5 indicadores de performance obrigatórios.

Antes de sinalizar quais são, é importante trazer uma visão da Fundação Nacional de Qualidade, a FNQ, que aponta que uma empresa é um organismo vivo e deve atuar de forma sistêmica. O pensamento sistêmico trazido pela FNQ é uma maneira de analisar o negócio de forma a compreender que fazemos parte de um todo e que a relação entre as áreas de um sistema são mais complexas do que imaginamos. A gestão sistêmica é a capacidade que um gestor tem de analisar um fenômeno, levando em conta seu contexto e suas possíveis implicações.

Posto isso, é importante que os KPIS de Experiência do Cliente sejam vistos e mensurados dentro dos critérios de gestão sistêmica.

QUAIS OS 5 INDICADORES ESSENCIAIS PARA SE ACOMPANHAR?

Faturamento: costumo dizer que faturamento é métrica de vaidade, mas, é importante ser mensurado, acompanhado e relacionado com os demais KPI de CX. Se você tem mais de 3 operações, cruze por exemplo o nps e o faturamento. Eles terão total relação, pode acreditar.

NPS: mensure o nível de indicação do seu cliente e a partir dele é possível entender como anda a satisfação e percepção. Além do NPS, use também a mensuração de like e deslike por tipo de touch point.

Por exemplo: Imagine um mercado, com o like e deslike do NPS é possível analisar como está a percepção de preço, atendimento do caixa, atendimento do açougue, facilidade para encontrar o produto. Dessa forma você consegue ter uma visão mais cirúrgica da operação.

Clima organizacional: pode não parecer, mas, clima organizacional e NPS tem total relação com experiência do cliente. Inclusive existe hoje na área de RH um indicador chamado E-NPS – para medir o NPS do colaborador (employee).

Funcionário infeliz é o mesmo que cliente insatisfeito, portanto, mensure também o clima da organização e invista em práticas de employee experience.

Taxa fidelidade: mensure se o cliente está voltando e com qual frequência. É uma métrica importante de acompanhamento e pode te dar caminhos estratégicos para ações de up sell e cross sell. 

E a última métrica que te recomendo fortemente acompanhar é Evasão ou Churn – ela também te permitirá monitorar a fidelidade real do seu cliente. Churn de clientes indica quantos clientes deixaram de ser ativos em um determinado período, seja por cancelamento, não renovação ou outras razões que interrompam o relacionamento comercial. 

Dicas poderosas: 

  • Na hora de monitorar todos estes indicadores, não basta olhar a nota geral ou nota global, é essencial abrir ela por estado, cidade, regional, loja e até departamento. Dessa maneira seus planos de melhoria serão mais assertivos.

  • E para finalizar, transforme esses KPIS em metas reais do seu time de vendas, operação e CX. 

Pense nisso e vamos entregar boas experiência, com metodologia!!! 

Para mais dicas, ouça meu podcast.

Me segue no Instagram: @coelhofernandofalou

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Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Fernando Coelho

Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.

AUTOR

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