MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

CX como motor de inovação e crescimento do faturamento

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

Muito se fala sobre encantar o cliente, mas agora é hora de atualizarmos o verbo: mais do que encantar, é preciso ouvir. E ouvir com método para poder crescer. Neste artigo, o professor e mentor de negócios Fernando Coelho explica mais sobre esse tema fundamental.

Não se trata mais apenas de atendimento, trata-se de estratégia. E, principalmente, de gestão. Uma pesquisa recente da Medallia aponta que 61% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por experiências personalizadas. Esse dado não apenas comprova a importância da experiência, mas revela uma ponte direta entre consumidor e inovação. O cliente não apenas quer ser bem atendido, ele deseja ser compreendido, atendido de forma personalizada e perceber que sua opinião é levada a sério.

Empresas inteligentes entenderam que a voz do cliente (VoC) não é só um termômetro de satisfação: é um radar para oportunidades de melhoria e crescimento. Quando bem analisado, o feedback do cliente orienta refinamentos de processos, decisões tecnológicas, desenvolvimento de produtos e até mudanças na cultura organizacional.

COMO TRANSFORMAR FEEDBACK EM AÇÃO PRÁTICA?

Na prática, ouvir o cliente exige método. No Instituto Experiência do Cliente, orientamos que essa escuta seja feita de maneira estruturada e contínua. Algumas ferramentas essenciais que falo em meus livros e aplico com os meus clientes todo dia são:

  • Cliente oculto

  • NPS (Net Promoter Score)

  • Social Listening (monitoramento de menções e sentimentos em redes sociais)

  • Monitoramento de plataformas como Reclame Aqui, Consumidor.gov, Facebook, Instagram e Google Meu Negócio

Mas não basta ouvir, é preciso tratar (muitas vezes é aqui que mora a falha). O empresário ouve, resolve, mas, não trata a causa raiz, aí a situação volta a contecer. 

O feedback precisa ser tabulado e segmentado, identificando:

  • Promotores, detratores e neutros

  • Tipologia da reclamação ou elogio

  • Recorrência dos apontamentos

  • Área ofensora (qual setor ou processo gerou o impacto)

Essa análise direciona planos de melhoria, com foco em ajustes na jornada do cliente, na capacitação de pessoas e no redesenho de processos internos. Cada ajuste deve ser acompanhado de perto, medindo o impacto nas métricas do negócio.

Minha orientação é que esse processo seja acompanhado por uma pessoa especifica da área de experiência do cliente, marketing ou uma consultoria especializada, gerando reports para alta direção acompanhar e cobrar. 

CX É GESTÃO, E GESTÃO GERA GROWTH

A experiência do cliente bem estruturada não é subjetiva, é mensurável. Por isso, defendo o cruzamento entre indicadores de satisfação (como NPS e CSAT) com indicadores financeiros como: 

  • Faturamento

  • Ticket médio

  • LTV (lifetime value)

  • Taxa de evasão de clientes

Esse cruzamento revela o que muitos ainda ignoram: experiência do cliente impacta diretamente o caixa da empresa.

Mais do que encantamento, estamos falando de gestão de performance. Quando uma empresa entende isso, ela para de tratar CX como algo periférico e passa a tratá-lo como parte do seu core estratégico. CX não é mais o novo marketing, é o novo growth.

COMPARTILHAR ESSE POST

Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Fernando Coelho

Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar