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5 estratégias de Marketing para a Black Friday

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Tempo de Leitura 3 min

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27 de nov. de 2024

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5 estratégias de Marketing para a Black Friday
5 estratégias de Marketing para a Black Friday
5 estratégias de Marketing para a Black Friday

A Black Friday não é apenas uma data para oferecer descontos, é uma oportunidade de ouro para criar conexões autênticas e duradouras com os consumidores. E neste cenário altamente competitivo, as marcas que buscam se destacar precisam investir em um planejamento sólido, com ações que criem conexões autênticas com os consumidores, indo além dos tradicionais descontos. Por isso, campanhas bem planejadas, alinhadas aos interesses e comportamentos do consumidor, são fundamentais para gerar engajamento e resultados positivos para as companhias.

Uma pesquisa feita pela Wake e Opinion Box revelou que 37,8% dos consumidores começam a pesquisar as promoções de Black Friday com um mês de antecedência. Esse dado evidencia a importância de as marcas iniciarem suas ações com antecedência, por meio de pré-campanhas e listas VIP, para capturar o interesse dos consumidores no momento em que eles estão mais propensos a planejar e interagir.

Experiência omnichannel

1. Experiência omnichannel

A integração entre os canais físicos e digitais tem ganhado destaque nas estratégias, uma vez que garante que a comunicação seja coesa e que a experiência do consumidor flua de forma natural, seja no e-commerce, nas redes sociais ou na loja física. Por isso, investir em chatbots, atendimento ágil e entrega eficiente será fundamental para ganhar a confiança do cliente.

2. Marketing de influência: o poder do relacionamento

Os influenciadores são mais do que amplificadores, eles são pontes de confiança entre a marca e o público. Escolher corretamente e alinhar os valores dos creators com os da sua marca é essencial para criar campanhas autênticas e eficazes. Essa sinergia é o que realmente faz a diferença, transformando a conexão com o público em conversões reais. Quando um influenciador mostra, genuinamente, um produto ou um serviço no qual ele acredita muito, e passa essa verdade por meio de testes e usabilidade, traz uma relação de confiança com o consumidor que é raro de conseguir nos tempos atuais. É praticamente a indicação de um amigo próximo que você confia muito.

3. Promoções estratégicas e personalizadas

Descontos genéricos já não impressionam o consumidor moderno. Em vez disso, utilize dados sobre o comportamento dos consumidores para criar ofertas segmentadas. Isso não apenas aumenta as chances de conversão, mas também fideliza o cliente. Adicione um senso de urgência, usando estratégias como contagem regressiva para ofertas especiais.

Promoções estratégicas e personalizadas

4. Use dados para decisões em tempo real

Ferramentas de análise de dados são essenciais para medir o desempenho de suas campanhas. Ajustar estratégias rapidamente durante a Black Friday pode fazer toda a diferença nos resultados.

5. Prepare-se para além da Black Friday

Se planejada de maneira consistente e estratégica, a Black Friday pode se tornar uma excelente oportunidade tanto para captar novos clientes quanto para fortalecer a retenção dos consumidores, por meio de campanhas de fidelização e comunicação personalizada.

Com criatividade e inteligência de mercado, a Black Friday pode ir muito além de vendas momentâneas. Foi-se o tempo, por exemplo, que essa data era uma estratégia de um dia, pontual. Hoje, é um evento de um mês, onde as marcas podem se aproximar do consumidor em diversos momentos e conseguir fazer uma jornada completa de atração, conversão e fidelização. Quem está imerso no varejo sabe: a Black Friday tem o grande potencial para atingir metas. Com uma estratégia bem feita, sua marca pode não apenas alcançar resultados expressivos, mas ir além e fortalecer o relacionamento com o consumidor.

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Diretora de Marketing da Wake

Mariana Tahan Ralisch

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