Não existe a menor dúvida de que o conteúdo é imprescindível para uma boa estratégia de marketing da sua empresa, seja o foco mais em branding ou performance, o conteúdo é a base de tudo, basta lembrar que sem conteúdo as principais plataformas sociais do mundo, nada seriam, concorda?
O marketing de conteúdo, para mim, está entre as principais - se não a principal - estratégias de marca da atualidade, não vejo uma marca ter sucesso sem essa estratégia, aliás, meu querido amigo Rafael Rez - um dos principais nomes desse mercado - está sempre dando dicas sobre como produzir conteúdo para você ou marca, eu, por exemplo, escrevendo esse artigo estou produzindo um conteúdo.
O advento da inteligência artificial ajudou nesse ponto, afinal, cada dia as ferramentas tem ficado mais inteligentes para trazer insights para os conteúdos, uma vez que as pessoas deixam rastros de suas atividades. Esse artigo não foi escrito com nenhuma IA, mas se eu jogar o título no Gemini ou ChatGPT, em segundos eu tenho um texto praticamente pronto, o que tem dado medo nas pessoas que decidiram trabalhar com conteúdo para a Internet.
A boa notícia é que, as pessoas mais inteligentes estão usando com muita inteligência esses recursos, gerando diversas pesquisas sobre palavras-chaves mais importantes no texto e construindo um raciocínio próprio, os preguiçosos que acham que essas ferramentas trazem tudo, em breve, serão substituídos por ela, é a seleção natural, só os fortes sobrevivem.
Separei aqui 5 dicas de materiais e cursos que fiz recentemente para inspirar você a produzir um bom conteúdo, e de cara, eu já dou a primeira dica: disciplina. Não é fácil nos dias atuais termos essa “palavrinha” ao nosso lado, mas ela é importante. Conteúdo precisa de horas para o que podemos chamar de 5Ps do conteúdo: pesquisar, pensar, persuadir, produzir e publicar.
Antes de escrever qualquer coisa, pesquise! Seja para você ou para a(s) marca(s) que você trabalha, pesquise muito, eu por exemplo, leio um livro por mês, 10 newsletters por dia, uns 3 a 4 estudos por semana e pelo menos 1 vez ao mês faço um curso online. Isso é pesquisa, acima de tudo, você tem que ter a sua disciplina: pensar é importante, sair escrevendo não vai te ajudar muito, no meu caso, eu desenho em um papel o mapa do que vou escrever, me ajuda.
Persuadir é convencer o(a) leitor(a) que a sua mensagem é relevante, estar em um veículo de grande audiência é um passo. Produzir não é a parte mais complicada ou demorada, diria que a pesquisa é mais, porém é preciso que tenha disciplina para produzir o conteúdo em diversos formatos, assim, na hora de publicar, ele pode ser em diversas plataformas, ampliando o número de pessoas a ser impactada, mas, repito, tudo isso precisa de muita disciplina.
A segunda dica é solucione o problema das pessoas. Nesse artigo, pretendo ajudar você a escrever melhor os conteúdos, porém, de cara já digo, que nem de longe esse artigo é o único material a ser lido caso você queira expandir seu conhecimento, ele é um ponto, mas há vários outros para construir o seu conhecimento, porém, se esse artigo te ajuda, já cumpri meu objetivo, quando você resolve um problema, você vira referência, esse é uma das minhas metas ao escrever os artigos ou livros que venho escrevendo desde 2007.
Como terceira dica, vou explicar um pouco mais o P de produzir, pois um dos segredos de um bom marketing de conteúdo é diversificar plataformas e formatos, porém, não perca o foco para um conteúdo que chame a atenção, eduque, resolvam problema e gere uma lembrança de marca, são pontos fundamentais no seu check list do conteúdo, e se tiver comentários negativos, não ligue, eles sempre virão, é normal, saiba lidar - como pessoa e como marca - com esse desafio de ser criticado, algumas criticas são excelentes, as ofensas, apenas “finja demência” e vida que segue.
A quarta dica é não escrever para o Google, como antes era feito. Os redatores ou profissionais de copywriter estavam sempre preocupados com os algoritmos do Google, entretanto, o maior buscador do mundo tem mudado sua tecnologia entendendo melhor a linguagem natural e como o envolvimento humano no conteúdo ajuda no ranqueamento; seja direto ao ponto, use perguntas no H2, use e abuse de recursos visuais, mais uma vez, diversifique o conteúdo, em resumo: escreva para a sua audiência e não para a ferramenta.
E isso vale para as Redes Sociais também, afinal, qualquer pessoa percebe quando uma rede social é apenas para vender produtos ou serviços, e não é isso que as pessoas querem, elas querem aprender com a marca, e isso vai muito ao encontro do que eu realmente acredito sobre redes sociais: não é venda, é posicionamento de marca!
Por fim, inove. O brasileiro é apaixonado por Internet e novas tecnologias e formatos, portanto, saia da mesmice. “Pense fora da caixa” é uma frase batida, mas verdadeira, estou meio cansado de ver gente que ri dessa frase e fala que ela é “old”, mas ao mesmo tempo quando precisa pensar em algo usa o mesmo meme que todo mundo usa, chama os mesmos influenciadores e só pensa no Instagram como canal; quer falar mal da frase, um direito seu, mas falar mal e fazer mais do mesmo não, né?
Escuta ativa é importante para inovar. As plataforma são as mesmas, os formatos praticamente os mesmos, mas como inovar? Escute as pessoas e traga respostas para elas, por exemplo, quando uma marca lança um produto, ele invariavelmente gera muitas dúvidas nas pessoas, então, já prepare um conteúdo para tirar dúvidas, aqui você pode inovar com um infográfico em um novo formato do Instagram, com um creator fazendo um vídeo no YouTube que pode ser repostado no Feed como collab ou até mesmo fazendo uma live no Instagram da marca com o(a) gerente de produto explicando e tirando dúvidas ao vivo.
Ferramentas para criar conteúdo tem aos montes, saber usar com maestria nem todos sabem, então, meu conselho, menos tempo vendo a vida dos outros no Instagram e mais tempo lendo livros, acompanhe sites do mercado, faça cursos online ou converse mais com pessoas do mercado. Isso fará a diferença quando você for produzir conteúdo.
*Felipe Morais é Diretor da FM Consultoria em Planejamento
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