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5 dicas para aumentar suas conversões de venda nesta Black Friday

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

5 de out. de 2023

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Notícias

Você sabe qual é a taxa média de conversão do e-commerce no Brasil? Estudos recentes sugerem que pode ser muito baixas, de 0,5 a 1%. Isso mesmo, para cada 100 clientes que virem seu produto, apenas uma pessoa acabará comprando. Isso porque, embora o comércio eletrônico passe por um período de alto crescimento na América Latina, a concorrência está esquentando.

Uma pesquisa recente da Sellesta apontou que 91,4% dos gestores de comércio eletrônico brasileiros enfrentam agora a concorrência online de pelo menos 10 outras marcas. Por outro lado, existem muitas maneiras de aumentar sua conversão de vendas, e a solução muitas vezes esquecida é melhorar a experiência do cliente (CX).

Max Zagrebin, CEO da Sellesta, listou cinco dicas eficazes para isso.

Entenda seus usuários

95% dos compradores online não têm uma ideia específica sobre qual produto desejam comprar e muitas vezes se deparam com uma ampla seleção de itens semelhantes. Mesmo algo aparentemente bom, como uma grande variedade de itens num marketplace/loja virtual, pode acabar sendo confuso para o cliente, que não consegue escolher o que precisa.

Uma solução que vimos melhorar significativamente a jornada do cliente é usar widgets inteligentes que orientam compradores inseguros através de um site, fazendo uma série de perguntas simples e fornecendo sugestões úteis de produtos em resposta a cada resposta. As recomendações de produtos podem servir como um ótimo exemplo dessa tecnologia.

Outra maneira de se colocar no lugar de seus clientes é interagir com eles e analisar como usam seu produto. Monitore as discussões nas redes sociais sobre seu site, marca ou setor e obtenha a percepção deles sobre os produtos que você vende.

As ferramentas de social listening, disponíveis no Insights de Mercado da Sellesta, podem ser de grande ajuda para acessar essas informações. Baseado em IA, ele coleta e analisa conversas em toda a Internet, tudo em tempo real. Você também pode monitorar as menções de seus concorrentes para ver o que os usuários pensam sobre eles e qual poderia ser sua vantagem competitiva.

Otimize suas taxas de conversão  Monitore, de forma contínua, como sua taxa de conversão muda dependendo das diferentes plataformas (desktop versus dispositivos móveis), locais e canais de mídia social. É necessário saber como as pessoas chegam ao seu site e onde enfrentam obstáculos ao fazer uma compra.

Uma das últimas tendências é a introdução de opções de parcelamento na fase final da finalização da compra. Você também pode otimizar o topo do funil de vendas, que é o ponto onde você pode perder muitos clientes que não têm certeza de qual item desejam escolher. Widgets para sites de e-commerce ajudam neste processo, tornando mais fácil para os usuários encontrarem o produto certo.

Vá além das métricas funcionais

Se suas páginas demoram para carregar ou a navegação no site é confusa, é menos provável que os visitantes permaneçam e muito menos se convertam em clientes pagantes. Otimize métricas relacionadas à velocidade, experiência sem erros e acessibilidade. Se você tem um site, faça com que pareça um aplicativo. Invista em coisas que podem não gerar benefícios imediatos, mas mostre aos usuários que seu site funciona perfeitamente, está livre de erros e é adaptado ao dispositivo específico. No longo prazo, isso também aumentará o Valor Bruto de Mercadoria (GMV) do seu site.

Também vale a pena ter em mente que uma parcela significativa do tráfego de pesquisa ainda pode chegar a produtos fora de estoque. Você tem controle limitado sobre o tráfego orgânico do Google. No entanto, se esses usuários acessarem seu site, mostre-lhes alternativas disponíveis no momento. Essa é uma ótima opção para aproveitar a falta de estoque de seus concorrentes.

Personalização é chave

No mundo de hoje, machine learning e a IA geralmente mostram o mesmo feed e recomendações para todos os usuários, o que é ineficaz. Por exemplo, se você vende perfumes, mostre opções masculinas para homens ou declare explicitamente que esses são presentes ideais para mulheres. É crucial entender o que seu público deseja e personalizar de acordo.

Você pode coletar as preferências do usuário automaticamente: os usuários respondem a um pequeno questionário que leva menos de um minuto, o widget analisa suas respostas e seu site mostra instantaneamente os produtos mais relevantes. Desta forma, seu cliente recebe o item que melhor atende às suas intenções, enquanto você ganha um cliente pagante, que fica satisfeito com sua escolha.  Invista em melhores imagens, descrições e preços 

No mundo das lojas físicas podemos examinar um produto, tocá-lo, verificar sua qualidade e até obter ajuda de vendedores. Mas tudo o que temos online são imagens, descrições e preços. Portanto, quanto melhor esses elementos forem apresentados em seu site, maior será a probabilidade de os clientes realizarem uma compra. Portanto, é fundamental investir na potencialização desses parâmetros, na criação de mais imagens e na coleta de avaliações.

Max dá o exemplo de como o Sellesta para marketplaces foi projetado com este objetivo em mente: moderar, melhorar e enriquecer o conteúdo do seu marketplace com velocidade de IA e precisão humana. Isto é especialmente relevante para grandes plataformas que não vendem diretamente os produtos que adquirem, mas têm vários fornecedores e, como resultado, têm de lidar com feeds inconsistentes e diversas violações.

Quando se trata de experiência do cliente, os consumidores latino-americanos são particularmente exigentes, com 49% afirmando que abandonariam uma marca após uma experiência ruim (um valor significativamente superior à média global de 32%). Ao estabelecer uma jornada do cliente bem definida, no entanto, as empresas podem gerar conversões e conexões que constroem uma fidelidade duradoura a este consumidor, que durará muito além da Black Friday.  Leia também: 4 estratégias para engajar o time de vendas na Black Friday

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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