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5 áreas de atenção para aspirantes às carreiras em Marketing

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Tempo de Leitura 3 min

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27 de nov. de 2024

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5 áreas de atenção para aspirantes às carreiras em Marketing
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5 áreas de atenção para aspirantes às carreiras em Marketing

O mercado de trabalho para iniciantes em Marketing tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo. Abrangente, a disciplina requer dos aspirantes o compromisso de mergulhar em diversas áreas de desenvolvimento, do gerenciamento das redes sociais até as aplicações da IA aos fundamentos mais complexos da profissão.

Para Victória Carnieri, especialista em Marketing da Companhia de Estágios, o desafio inicial é entender quais são as afinidades profissionais da pessoa em início de carreira. Ela destaca que, quando o estudante entende suas afinidades, consegue direcionar sua carreira de modo mais fácil e eficaz.

Quem se interessa pelo ciclo de vida de um produto e pelo perfil do consumidor, por exemplo, pode seguir para o Marketing de produtos. Já aqueles com afinidade em atrair e qualificar leads, criar estratégias de comunicação e produzir conteúdo têm mais chances de se destacar no Marketing de serviços. 

Em ambos os casos, experiências práticas nas áreas de interesse podem ser a chave de acesso à carreira dos sonhos. Victória pontua que, durante as entrevistas para estágios ou posições de nível júnior, a apresentação de vivências pode ser um grande diferencial, pois dão aos candidatos uma chance de mostrar aplicações práticas de conceitos de Marketing.

Pensando nisso, é importante que os estudantes aproveitem bem o momento da graduação para explorar atividades que vão além das aulas, como projetos extracurriculares, iniciação científica, empresas júnior, e outras oportunidades para desenvolver habilidades comportamentais e ganhar novos conhecimentos técnicos.

A especialista compartilhou cinco competências em alta para profissionais interessados em ingressar o mercado de Marketing:

1. Inteligência Artificial (IA)

A IA tem se tornado cada vez mais integrada ao trabalho diário do profissional de Marketing. Ferramentas baseadas em IA ajudam na personalização de conteúdos, otimização de campanhas e análise de grandes volumes de dados. Saber usar IA, desde gerar prompts eficazes até validar fontes de informação, é uma habilidade essencial para quem quer estar à frente no mercado.

Inteligência Artificial (IA)

2. TikTokização do Marketing

A tendência do Marketing em vídeos curtos não é exclusiva do TikTok, mas tem se expandido para outras redes sociais, influenciando o modo como as marcas se comunicam. Os consumidores estão cada vez mais acostumados com esse formato de conteúdo rápido e envolvente, por isso dominar essa linguagem e utilizá-la estrategicamente é crucial para quem quer se destacar.

TikTokização do Marketing

3. Marketing de Conteúdo e SEO

A criação de conteúdo relevante continua sendo uma das principais estratégias, mas é necessário pensar em SEO (Search Engine Optimization) para garantir que o conteúdo atinja o público certo. Profissionais que dominam a criação de conteúdos mais estratégicos estão muito mais preparados para gerar leads qualificados e impulsionar o engajamento da marca.

 Marketing de Conteúdo e SEO

4. Marketing de Influência e Microinfluenciadores

Os influenciadores continuam a desempenhar um papel crucial nas estratégias de Marketing, mas a atenção tem se voltado para os microinfluenciadores. Com um público mais engajado e nichado, eles oferecem um retorno mais rápido e relevante em comparação com celebridades. Para os jovens profissionais, é essencial entender como medir o impacto dos influenciadores na conversão e engajamento de um público específico.

Marketing de Influência e Microinfluenciadores

5. E-mail Marketing e CRM

Embora algumas tendências apontem para seu declínio, ele permanece uma das formas mais eficazes de manter contato com o cliente. Através de e-mail Marketing e estratégias de CRM (Customer Relationship Management), as empresas conseguem mapear a jornada de consumo dos clientes e manter um relacionamento contínuo e personalizado. Mesmo em um cenário de mudanças e novas mídias, a estratégia ainda tem um papel fundamental na retenção e no engajamento de consumidores.

E-mail Marketing e CRM

Leia também: O que os executivos e profissionais de Marketing devem priorizar em 2025

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Ian Cândido

Repórter

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