MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

4 tendências de consumo sustentável para 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de fev. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

As marcas já descobriram que a sustentabilidade não é apenas uma opção, é o único caminho possível para um futuro justo e resiliente. Manter ações sustentáveis é um requisito  fundamental para empresas que desejam se manter relevantes e alinhadas às demandas de consumidores cada vez mais exigentes e conscientes.  Hoje elas são fatores-chave na tomada de decisão de compra dos consumidores globalmente: 68% gostariam que as empresas tivessem mais e melhores práticas ambientais; 65% dizem que a ética e a moral desempenham um papel importante em suas decisões de compra; 61% gostam de comprar de marcas que têm um propósito que vai além de apenas vender produtos e serviços, segundo dados do Guia A Economia B de tendências de consumo sustentável. As pessoas querem que as marcas as ajudem a serem mais sustentáveis, oferecendo produtos sustentáveis a um preço acessível (46%) e fornecendo informações claras e fáceis de entender – seja sobre as práticas de sustentabilidade da marca (45%) ou sobre ações de reciclagem (41%).  Em 2022 a mudança de comportamento já mostrava que os brasileiros estariam mais atentos a essas questões com a escolha por embalagens recicláveis, planejamento de refeições para evitar desperdício e diminuição na compra de roupas. Esse ano devemos ver três novidades: - Ecodespertar: Conforme os efeitos das mudanças climáticas se tornam mais visíveis, os cidadãos se sentem mais emocionalmente ligados à iminente emergência ambiental. As pessoas estão aprendendo mais sobre os impactos da sustentabilidade e examinando como seus comportamentos afetam o planeta. A crescente consciência climática está condicionando os indivíduos a refletirem sobre valores consumistas. - Cura coletiva: Está cada vez mais claro que proteger e cuidar do planeta é uma missão que só pode ser realizada em conjunto. As crises que vivemos desde 2020 reforçam o poder da ação coletiva em busca de um objetivo comum. Um estudo da Hall & Partners revela que a principal prioridade para os consumidores globais pós-pandemia é trabalhar em conjunto para um futuro mais sustentável, protegendo o meio ambiente. - Capitalismo cidadão: Empresas e governos podem trabalhar juntos pelo desenvolvimento sustentável. Contudo, como o progresso nessa área não está acontecendo na velocidade que deveria, os cidadãos estão perdendo a confiança nas instituições e tomando uma atitude mais ativa na luta por uma economia que seja boa para o planeta e para as pessoas. No capitalismo cidadão, os indivíduos se engajam mais intensamente nas causas ambientais. - O negócio da sustentabilidade: Com mais investidores valorizando as práticas ESG, muitas empresas estão em busca da conquista de selos como a certificação B, que comprovem suas ações de impacto socioambiental. Contudo, essa demanda por uma postura mais sustentável também acaba gerando promessas falsas. A Rede Internacional de Execução da Proteção ao Consumidor (ICPEN) estima que 40% das alegações ecológicas podem ser enganosas. Nesse cenário, as pessoas estão mais atentas e desconfiadas do que nunca. Leia também: Como as empresas devem se preparar para atender a Geração Z com eficiência

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme