A confiança destinada pelos clientes a uma marca sempre foi objetivo perene trabalhado pelo Marketing. Afinal, o sentimento está diretamente ligado à maneira com que os consumidores se conectam à mensagem, aos ideais e aos produtos de uma corporação, e isso, por sua vez, transforma-se em combustível para relações mais duradouras e fidedignas.
Nos últimos anos, no entanto, as relações entre marcas e consumidores ganharam um novo elemento que, até aqui, está alterando não apenas a dinâmica da confiança dos clientes mas também a autenticidade percebida em uma marca: a Inteligência Artificial. 35% dos respondentes a uma pesquisa conduzida pela Visual GPS veem a IA como carente de autenticidade devido à ausência de toque humano, imperfeições e julgamento ético.
Em contraste, 64% acreditam que a IA pode ser autêntica se representar com precisão cenas ou objetos da vida real e for indistinguível da arte ou fotografia criada por humanos, enquanto 99% concordam que imagens e vídeos autênticos desempenham um papel fundamental na construção desta relação.
Pensando nisso, Renata Simões, Diretora de Criação da Getty Images e iStock, compartilhou quatro insights para ajudar marcas e criativos no processo de criação dos conteúdos mais autênticos com IA Generativa:
Seja intencional em como, quando e onde você usa imagens geradas por IA
Questione qual é a mensagem da sua campanha e se as imagens geradas por IA são o conteúdo certo a ser usado nesse caso. Se a campanha estiver abordando autenticidade ou se seu público se preocupa com representação - pessoas reais e conexões reais - eu argumentaria que o conteúdo gerado por IA não é o mais certo. Trata-se de permanecer autêntico na relação entre a marca e o cliente, estabelecendo ou reforçando a confiança.
Os prompts são uma ótima maneira de começar a visualizar conceitos ou tópicos difíceis.
A ferramenta de IA também é ótima para brincar e visualizar tópicos e conceitos difíceis de representar. Divirta-se criando prompts em torno de paisagens conceituais, cidades verdes futuristas ou animais realistas em ambientes incomuns. Teste suas habilidades de prompting em texturas específicas e paletas de cores para criar algo que destaque sua marca na multidão. Um dos meus favoritos é visualizar espaços surreais e zen que apresentam paletas de cores ricas, ambientes exuberantes e texturas e formas interessantes. As oportunidades são infinitas.
Pense nas imagens geradas por IA como outro tipo de conteúdo
Imagens e vídeos prontos para licenciar, fotos de produtos autogeradas, conteúdo gerado pelo usuário (UGC, em inglês), etc. Analise o que é melhor para sua marca e sua campanha e use-os de maneira intercambiável, conforme sua marca ou cliente exigir.
Ao selecionar um gerador de imagens de IA, reserve um tempo para entender a natureza das ferramentas de IA e os dados com que foram treinadas
A IA generativa da iStock, por exemplo, é treinada apenas com conteúdo criativo totalmente licenciado da biblioteca criativa da Getty Images e iStock, protegendo contra a geração de visuais que violariam os direitos de propriedade intelectual. Além disso, as imagens geradas vêm com uma indenização legal padrão, aliviando as preocupações dos proprietários de empresas em relação a possíveis problemas de direitos autorais.
Leia também: Inteligência Artificial continua a crescer em 2024: como isso ajuda o Marketing?
COMPARTILHAR ESSE POST