MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

30 anos do Prêmio ABEMD: um marco na Comunicação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

3 de out. de 2024

CATEGORIA

Artigos

30 anos do Prêmio ABEMD: um marco na Comunicação
30 anos do Prêmio ABEMD: um marco na Comunicação
30 anos do Prêmio ABEMD: um marco na Comunicação

Em 2024, o Prêmio da Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD) completa 30 anos, marcando três décadas de reconhecimento às melhores práticas e inovações no marketing de dados no Brasil, que antigamente era conhecido por marketing direto. Desde sua fundação, a premiação tem sido um importante termômetro do setor, promovendo a criatividade e a eficácia nas campanhas que buscam se conectar diretamente com os consumidores. 

Criado em 1994, o Prêmio ABEMD surgiu em um contexto de transformação no marketing brasileiro. Naquela época, o marketing direto começava a se consolidar como uma estratégia fundamental para as empresas que desejavam se comunicar de maneira mais personalizada e eficaz. O prêmio foi instituído para destacar as iniciativas mais impactantes, promovendo não apenas o reconhecimento, mas também a troca de conhecimentos entre profissionais da área.

Mas, antes disso, quero falar de um grande nome da publicidade chamado Pio Borges, que incentivou a criação desta premiação. Ele não era só um visionário. Ele já enxergava a necessidade de que melhores cases pudessem ser apresentados ao mercado pelos seus resultados e mensurados através de criatividade. Com isso, as empresas eram incentivadas a olhar mais para o setor. E assim, sim, nascia o Prêmio ABEMD!

Os primeiros anos da premiação aconteceram no Terraço Itália, onde se discutiam os cases. Este foi o pontapé inicial para as empresas começarem a inscrever os seus materiais. Com o passar dos anos, o marketing direto evoluiu significativamente. A ascensão da internet e das redes sociais trouxe novas oportunidades e desafios. 

O Prêmio ABEMD acompanhou essas mudanças, adaptando suas categorias e critérios para incluir as inovações digitais. Durante toda esta trajetória foram mais de 6.000 cases inscritos, 2.000 cases premiados e 20 cases homenageados em projetos sociais, além de mais de 400 empresas e agências. 

Hoje, o prêmio reconhece campanhas que utilizam dados e tecnologia para oferecer experiências mais relevantes e personalizadas ao consumidor.

As edições anuais têm sido uma plataforma para mostrar a diversidade e a criatividade do setor, com cases que vão desde estratégias de e-mail marketing até campanhas multicanal que integram diversos pontos de contato com o consumidor.

O Prêmio ABEMD vai além do reconhecimento individual. Isto porque desempenha um papel crucial na profissionalização do marketing de dados no Brasil. As campanhas premiadas servem como inspiração, incentivando profissionais a buscarem excelência e inovação em suas estratégias. Além disso, eleva o padrão das práticas do setor, promovendo uma cultura de aprendizado e aperfeiçoamento contínuo.

Uma das grandes conquistas do Prêmio ABEMD ao longo dessas três décadas tem sido o fortalecimento da comunidade do marketing de dados no país. Por meio de eventos, palestras e workshops, a ABEMD cria um ambiente propício para a troca de experiências e desenvolvimento profissional. Os vencedores do prêmio ganham visibilidade, tornam-se líderes de pensamento, compartilham suas histórias e conhecimentos com outros profissionais. É o famoso win-win.

Pela calçada da fama da ABEMD, que foi instituída para homenagear profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do Marketing de Dados no país – e que vieram do Prêmio ABEMD-, passaram profissionais renomados como Eduardo Souza Aranha; Nelson Grunenberg A. Reis; Gerson Cury; Antonio Carlos Carletto; Alexandre Jau; Ana Maria Monteiro; Hugo Rodrigues, Luci Alves; Dalton Pastore entre outros grandes nomes. 

À medida que o marketing de dados se adapta a novas realidades, como a inteligência artificial que ganha cada vez mais adeptos, o Prêmio ABEMD continuará a ser um farol de inovação. O desafio para as marcas será encontrar maneiras criativas de utilizar a tecnologia sem perder o toque humano, que é fundamental para o relacionamento com o consumidor.

Que possamos continuar sendo inspiração para esta e as novas gerações de profissionais na busca da excelência em suas práticas. Viva a ABEMD!

COMPARTILHAR ESSE POST

Cláudia Campos é Presidente da ABEMD

Cláudia Campos

Presidente da ABEMD

Presidente da ABEMD

AUTOR

Cláudia Campos é Presidente da ABEMD

Cláudia Campos

Presidente da ABEMD

Presidente da ABEMD

AUTOR

Cláudia Campos é Presidente da ABEMD

Cláudia Campos

Presidente da ABEMD

Presidente da ABEMD

AUTOR

Cláudia Campos é Presidente da ABEMD

Cláudia Campos

Presidente da ABEMD

Presidente da ABEMD

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme