Na maioria dos cenários, os novos mecanismos e ferramentas proporcionados pelos avanços digitais fazem jus ao louvor que lhes é direcionado. No entanto, o entusiasmo relacionado ao uso da tecnologia deve ser comedido a fim de evitar complicações na rotina profissional. Atualmente, 45% dos times não têm processos bem definidos para lidar com a nova oferta, mas a demanda pelo uso das mesmas aumenta de forma desenfreada.
O dado, divulgado em uma pesquisa recente publicada pela RD Station, explicita um déficit de planejamento a ser solucionado antes de uma imersão tecnológica pautada por resultados de difícil alcance em cenários nos quais as ferramentas em uso não são plenamente compreendidas.
Na avaliação de Victor Dellorto, CEO e fundador da Deskfy, existem no mercado mais de 10 mil ferramentas disponíveis, mas cerca de 56% ficam engavetadas e não são utilizadas pelo Marketing. Isso acontece porque foram desenvolvidas de forma genérica e não são capazes de solucionar os principais desafios.
Para Dellorto, a solução passa pela busca de um processo que considere e respeite o dinamismo dessa profissão. Pensando nisso, o executivo listou três estratégias que, quando aliadas à tecnologia, potencializam o trabalho do Marketing:
Seja Data-Driven sobre seus processos no Marketing
Mensurar a rotina com dados e tomar decisões a partir dessa análise é essencial. Ao acompanhar as solicitações, índice de refação, tempo de entrega e produtividade é possível identificar o engajamento em campanhas, formatos e adesão de times nos materiais disponibilizados. Desta forma, é mais simples apostar em uma estratégia que tem funcionado e identificar gargalos que podem ser melhorados.
Ter uma cultura data driven também gera impactos no negócio como um todo. Uma pesquisa da McKinsey demonstra que empresas que usam dados de forma intensiva crescem em torno de 15% a 25% em relação à média de mercado.
Tenha todas as informações e processos centralizados
O trabalho do Marketing não é linear, e por isso, é essencial estruturar processos e informações. Unificar o fluxo de solicitações, visualizar com clareza as atividades e seus status, centralizar as solicitações recebidas pelo Marketing, tudo isso sem ter mil abas abertas no navegador pode ser um desafio.
Desse modo, é importante investir em plataformas especializadas que foram desenvolvidas para trazer essa facilidade aos profissionais, os libertando de rotinas caóticas, fruto da sobrecarga e do uso de várias ferramentas genéricas.
Elimine tarefas repetitivas e aposte em automação
A automação do fluxo de Marketing é uma tendência, possibilitando que processos de trabalho sejam focados nas necessidades das equipes, reduzindo refação, ineficiência e gerando até mesmo um ambiente mais saudável.
Se uma equipe custa R$100 mil/mês, ilustra Victor, com 48% de refação, são R$48 mil desperdiçados mensalmente. No Marketing, isso representa falta de espaço para ser estratégico e criativo em um mercado em que se destacar tem sido cada vez mais necessário.
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