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10 passos essenciais para alavancar as vendas na Black Friday

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27 de set. de 2024

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10 passos essenciais para alavancar as vendas na Black Friday
10 passos essenciais para alavancar as vendas na Black Friday
10 passos essenciais para alavancar as vendas na Black Friday

Realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, a Black Friday 2024 acontecerá no dia 29 e prevê alta movimentação do varejo. Espera-se que 66% dos brasileiros aproveitem as promoções características da data, conforme aponta um levantamento da Wake em parceria com o Opinion Box. 

Neste ano, produtos eletrônicos e de informática, bem como os eletrodomésticos e eletroportáteis, ocupam o topo da lista de interesses do consumidor. Para garantir as melhores condições de compra, os brasileiros estão investindo na busca estratégica por descontos de alto valor e no planejamento das compras.

Pensando nisso, dez executivos elencaram dicas cruciais para alavancar as vendas e, ainda, fidelizar novos clientes durante o período: 

Prepare o seu estoque - Para evitar problemas de falta de produtos, é imprescindível organizar o estoque com antecedência. Afinal, o intuito da data é vender mais e, consequentemente, ter um volume maior de saídas em relação aos demais períodos. 

Para isso, Diogo Olher, fundador e vice-presidente de Marketing e Digital Business da Social Digital Commerce, recomenda uma análise detalhada dos itens mais vendidos, aos quais podem ser aplicadas ofertas de descontos progressivos.

Isto, prossegue o executivo, minimizará frustrações para os clientes e perdas de vendas, além de aumentar o ticket médio e o faturamento, já que idealizar promoções irresistíveis e planejar estrategicamente as campanhas é fundamental para o sucesso do negócio frente à concorrência.

Ofereça opções flexíveis de entrega e devolução - A flexibilidade nas opções de entrega e devolução é fundamental para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Logo, as empresas devem disponibilizar diferentes métodos de entrega, como expressa ou em pontos de coleta, por exemplo. 

Na avaliação de Álvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, quando as empresas se adaptam aos horários e preferências dos clientes, demonstram o quanto valorizam sua interação com a marca. Este cuidado contribuiu para a atração do consumidor e garante uma experiência fluída e satisfatória em toda a jornada de compra.

Entregue uma boa experiência para seus clientes - Para fidelizar clientes e reter ainda mais o número de consumidores, investir em experiência é um dos principais pontos de destaque para essa jornada. Neste panorama, é fundamental que as empresas ouçam e entendam as expectativas dos clientes.

Tiago Serrano, CEO da SoluCX, comenta que as empresas que investem em jornadas positivas com os clientes são sempre lembradas e se sobressaem em meio aos concorrentes. Para isso, é importante se dedicar em toda a logística, desde o momento de compra até o pós, pensando em uma experiência completa. 

Além disso, marcas podem e devem inserir pesquisas de satisfação, com o intuito de ouvir e saber como são percebidas pelos seus clientes, com o foco em continuar aprimorando seus serviços.

Construa uma grande rede de parceiros - Colaborações entre startups, pequenas e grandes empresas podem gerar resultados relevantes e causar um maior impacto positivo para o mercado, gerando notoriedade e trazendo credibilidade para as marcas. 

Na experiência de Robson Privado, cofundador e Chief Growth Officer da MadeiraMadeira, a partir do momento em que empresas se conectam com parceiros que estejam alinhadas ao seu objetivo de crescimento, elas ganham a oportunidade de melhorar a sua eficiência operacional, expandir suas ofertas de produtos e proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes.

Invista em conteúdos personalizados - Quando se trata de um público específico, um dos principais desafios é converter e fidelizar novos clientes. É essencial personalizar cada campanha de acordo com os interesses e comportamentos de cada audiência. 

Paulo Fernandes, Diretor Geral da Siprocal no Brasil, destaca que, para isso, é fundamental contar com plataformas que utilizam dados comportamentais e preferências de maneira inteligente e segura, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para criar campanhas direcionadas que maximizem o impacto e a relevância para o público-alvo.

Implemente programas de fidelidade - Programas de fidelidade são uma ótima estratégia para manter a cadeia de clientes engajada e incentivá-los a continuar consumindo produtos e serviços – desde que as recompensas sejam verdadeiramente atraentes para o público-alvo. 

Na opinião de destaca Yuri "Fly", CEO fundador da Gamers Club, também é importante garantir que a experiência de fidelidade possa ser customizada de acordo com o interesse genuíno de cada cliente, como pontos de compras que podem ser trocados por itens escolhidos por eles, e não apenas por um item obrigatório.

Essas ações não apenas incentivam compras repetidas, como também fortalecem o senso de pertencimento, ajudando a construir um relacionamento de longo prazo com sua comunidade e criando um ciclo de engajamento positivo e duradouro.

Venda pelas redes sociais - Os marketplaces em redes sociais estão cada vez mais ganhando atenção. No entanto, como em qualquer compra online, é importante adotar certas precauções, como a confiabilidade das páginas virtuais.

Júlio Duram, Chief Technology Officer (CTO) da CertiSign, reforça que os consumidores devem verificar a procedência das lojas ao comprar pela internet, e por isso, marcas que possuem certificados digitais de segurança podem se sobressair às que não possuem atestados de confiabilidade.

Aperfeiçoe sua ferramenta de busca - Os clientes desejam encontrar fácil e rapidamente o que procuram. Por isso, é necessário ter ferramentas de busca refinadas que possam entregar recomendações mais precisas e contextuais. 

Para Erik Santana, CEO da Vinklo, a inteligência artificial pode auxiliar nesta tarefa. A tecnologia não apenas sugere produtos específicos, mas também oferece uma variedade de opções relacionadas ao contexto fornecido. Ao adotar novas ferramentas, cria-se experiências de busca personalizadas e páginas de navegação dinâmicas, aumentando as chances de conversão.

Ofereça operações seguras aos seus clientes - Na Black Friday, e-commerces e lojistas têm uma grande oportunidade de atrair, fidelizar clientes e a transparência nas condições das promoções é essencial para garantir a satisfação do cliente e incentivá-lo a retornar. 

Aos consumidores, ressalta Joyce Pereira, Executiva de Operações no Banco Digio, é necessário estar atento aos possíveis golpes e tomar precauções ao comprar pela internet nesses períodos. A recomendação é que os clientes verifiquem sempre a autenticidade dos sites e das promoções antes de fornecerem suas informações e, principalmente, optem pelo uso de cartões virtuais para maior segurança.

Coloque o cliente no centro de sua estratégia – Para impulsionar as vendas, é essencial colocar o cliente no centro das estratégias, não importa o setor. O primeiro estágio é entender seus desafios, escutá-lo e definir como a empresa pode ajudá-lo a resolver um problema ou torná-lo mais eficiente no seu negócio.

Fazendo isto, comenta Oswaldo Marques, diretor comercial da Baldan, as marcas podem desenvolver e oferecer um portfólio de produtos que tenham valor para o cliente. Porém, somente isto não basta e é preciso atingir um segundo estágio. 

Estar tão perto do cliente, entender tão bem sua realidade, permite às empresas antecipar alguma necessidade não imaginada ou externada pelo consumidor, o que abre as portas para que as marcas usem sua expertise técnica para desenvolver um produto que irá ajudá-lo ainda mais.

Leia também: Geração X e Millennials pesquisam para a Black Friday com mais antecedência

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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