O Boticário foi reconhecido como a marca mais eficaz da América Latina e a quinta mais eficaz do mundo, segundo o estudo Effie Index, divulgado na última quinta-feira (5). O resultado coloca a empresa brasileira à frente de gigantes globais como Burger King (6ª), Volkswagen (13ª) e Coca Cola (19ª).
Dois projetos da marca se destacaram na premiação. O primeiro é “Dia dos Pais: Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, criado pela AlmapBBDO. A campanha levantou um debate sobre a licença-paternidade no Brasil, questionando se cinco dias são suficientes para o exercício pleno da paternidade.
O segundo é “Extinto: uma linha de perfumes que está ajudando a salvar paraísos pelo mundo”, também da AlmapBBDO, que promoveu a conscientização ambiental ao lançar fragrâncias inspiradas em aromas de ecossistemas ameaçados pela poluição e pelo descarte inadequado de resíduos sólidos.
Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação das marcas Boticário e Quem Disse, Berenice?, comemorou a conquista pontuando que o reconhecimento global é fruto de um trabalho colaborativo entre equipes, agências e parceiros, guiado pelo propósito de unir estratégia, criatividade e impacto.

Tendência global de marcas eficazes
O top 10 do Effie Index 2024 traz uma mescla de marcas consolidadas globalmente e empresas que vêm ganhando relevância em mercados específicos:
McDonald’s – 1116 pontos
Dove – 370 pontos
KFC – 362 pontos
Samsung – 330 pontos
O Boticário – 322 pontos
Burger King – 320 pontos
Mercado Livre – 292 pontos
Aldi – 238 pontos
Durex – 230 pontos
Pepsi – 214 pontos
Como funciona
O Effie Index identifica e classifica as marcas, agências e profissionais de Marketing mais eficazes do mundo, com base na análise de dados de finalistas e vencedores de mais de 50 competições do Effie Awards, realizadas em 130 mercados internacionais.
A pontuação leva em conta finalistas e vencedores das premiações locais, regionais e globais do Effie. Todos os dados utilizados são fornecidos pela rede internacional de parceiros do Effie, e apenas os cases que atenderam aos critérios oficiais de julgamento são elegíveis para compor o índice.
Para ser considerado finalista ou receber um troféu (Bronze, Prata, Ouro ou Grand Effie), um case precisa alcançar uma pontuação mínima definida pelos jurados. Empresas colaboradoras recebem metade da pontuação atribuída às empresas líderes em cada case.
Por exemplo:
Uma empresa colaboradora recebe 12 pontos por um Grand Effie (contra 24 da empresa líder)
6 pontos por um Ouro
3 pontos por um Prata
1,5 ponto por um Bronze
0,5 ponto por estar entre os finalistas
A pontuação do ranking 2024 também considera os resultados do Global Best of the Best Effie Awards, uma edição especial aberta a vencedores de Grand e Ouro em mais de 55 premiações realizadas ao longo de 2023.
Nessa versão global, os cases podem conquistar pontuações adicionais como Global Grand Contenders, Global Grand Winners e Iridium Winner, ampliando sua posição no ranking.
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