Expandir internacionalmente é uma estratégia cada vez mais almejada pelas marcas. A era digital ampliou os efeitos da globalização e a abertura do mercado mundial é um grande atrativo para o crescimento. Porém, o que pode parecer simples a princípio, afinal "não é só vender pela internet, aproveitar a estrutura dos marketplaces?", precisa ser feito com estudo e planejamento.
Para ter uma posição relevante no cenário internacional é preciso reavaliar as estratégias de marketing e trabalhar com um posicionamento diferente, com o intuito de atrair consumidores que ainda não conhecem os produtos. A concorrência também aumenta exponencialmente, pois o produto ou serviço passa a competir igualmente com marcas de outros países, já estabelecidas em seus respectivos mercados.
Em 25 anos trabalhando com comunicação integrada, com experiência global (na América do Sul, Europa e América do Norte), posso afirmar que elaborar uma estratégia personalizada é fundamental para alcançar os resultados esperados. A seguir, indico 10 ações que não podem faltar nesse processo de internacionalização.
1 - Realize pesquisas de mercado
É importante ter uma compreensão completa do mercado-alvo, de suas necessidades e preferências. Isso inclui análise competitiva, tendências de consumo e diferenças culturais. Pesquise também o que os concorrentes estão fazendo, saiba como se posicionam e o que a sua marca pode apresentar como diferencial competitivo.
2 - Desenvolva uma estratégia de marketing personalizada
A estratégia de marketing deve ser adaptada ao mercado-alvo, levando em consideração os diferenciais competitivos da marca e as características únicas do público. Seu produto já existe no país? Como é a aceitação dele nesse mercado? Qual é o comportamento de quem já o consome? Quais são as oportunidades de crescimento? O que o seu produto tem de melhor comparado aos principais players desse mercado?
3 - Regionalize a marca
Apenas traduzir não é o suficiente: é preciso fazer a adaptação da mensagem, incluindo tom de voz, identidade visual e persona para conquistar o novo mercado-alvo. Também é importante analisar se é possível pronunciar o nome da marca no país aonde está indo ou se será necessário um rebranding. A Tal da Castanha, marca da 3 Corações, um de nossos clientes, em sua expansão internacional, por exemplo, precisou realizar o rebranding e lançou a marca PlantCo para os mercados globais.
4 - Estabeleça parcerias e network
Construir relacionamentos com empresas e organizações locais contribui para ampliar a visibilidade e credibilidade da marca no novo mercado.
5 - Identifique e utilize os canais de distribuição ideais
É importante selecionar os canais mais adequados para distribuir os produtos ou serviços no novo local. É provável que sejam diferentes dos utilizados no país de origem, por isso a importância do estudo prévio, levando em consideração todas as variáveis.
6 - Crie um site e fortaleça a presença digital
Incluir apenas a tradução do site e dos perfis de mídia social para o idioma local não é suficiente, é preciso fazer a adaptação cultural. Fazer simplesmente a tradução pode gerar diversos problemas de interpretação, com expressões que não fazem sentido, além de não transmitir exatamente a mensagem que gostaria. Vemos diversas traduções "literais" muitas vezes incorretas, que podem até comprometer a reputação das empresas.
7 - Abordar questões legais e regulatórias
É importante garantir que a marca esteja em conformidade com todas as leis e regulamentações do lugar. Por exemplo, é recomendado registrar a sua marca na USPTO (Escritório Americano de Marcas e Patentes) quando estiver expandindo aos EUA.
8 - Crie uma equipe regional
Contrate funcionários ou parceiros para ajudar a marca a navegar no novo mercado e a se comunicar de maneira eficaz com o público-alvo. Ter profissionais com anos de experiência no país é fundamental para conseguir o "match perfeito".
9 - Invista no Marketing
Publicidade, relações públicas e outras estratégias de Marketing especificamente voltadas para a nova região fazem a diferença. Com o Guaraná Antarctica, por exemplo, nossa intenção era aproximar o público americano de duas paixões aqui no Brasil (futebol e Guaraná), que estão se popularizando cada vez mais por lá. Assim, identificamos que o NYCFC (New York City Football Club), do mesmo grupo do famoso Manchester City, era o único time da Major League Soccer que não contava com o patrocínio de marcas de refrigerante, e aproveitamos a oportunidade como uma plataforma de relacionamento, promovendo diversas ações com seus jogadores e torcedores.
10 - Seja paciente e persistente
O sucesso em um novo país pode levar tempo, por isso é importante ter uma perspectiva de longo prazo e estar disposto à adaptação e mudança de planos conforme necessário.
Promover uma marca que é sucesso no Brasil em um país que ainda não a conhece só será viável se estiver claro qual é o momento da marca nesse mercado, e a maturidade do próprio mercado que se almeja. Estude, inspire-se e invista!
*Valter Klug é CEO e founder da Samba Rock, agência integrada de propaganda e Marketing, especialista em ajudar grandes marcas a se expandir globalmente de forma estratégica, criativa e eficiente. Com mais de 20 anos de experiência em comunicação integrada, design interativo e mídias sociais, Valter atuou na América do Sul, Europa e América do Norte, em três dos países mais premiados internacionalmente no mundo da publicidade (Brasil, Reino Unido e EUA). Já trabalhou em quatro dos maiores grupos de publicidade do setor (WPP/Y&R, Isobar, Euro RSCG/HAVAS, e SapientNitro), com marcas como AT&T, ESPN, Coca-Cola, Pepsico, Microsoft, Nokia, Sony, Itaú, AMBEV, Banco Inter, e fundou a Samba Rock em Miami (EUA), em 2015.
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