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10 campanhas que marcaram a publicidade no Spotify em 2023

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

1 de abr. de 2024

CATEGORIA

Criatividade

Brahma, Ipiranga, Johnson's, Jontex, McDonald’s, Nubank, OMO, Salon Line, Samsung, Volkswagen são as marcas que mais se destacaram nas publicidades no Spotify em 2023. A segunda edição do Spotify Advertising Hits reflete a importância de contar histórias e reinventar a forma que as marcas cativam os milhões de usuários no Spotify, além de fornecer insights e inspiração de campanhas de sucesso.

Vicente Carrari, Diretor de Vendas no Spotify no Brasil, afirmou que o poder do áudio não tem fronteiras e é o melhor caminho para a inovação criativa – exatamente o que fizeram as marcas reconhecidas.

Na categoria Top Hit, a campanha que mais fez sucesso foi a “OMO Vibes”, por Initiative, que integrou a nova linha de sabão líquido inspirada em gêneros musicais populares no Brasil – criados especialmente para a ação – com a experiência do usuário no Spotify e se aproveitou do fato de que ouvir música é uma atividade para qualquer momento do dia, incluindo lavar roupa. A Unilever criou uma campanha inédita que chamou a atenção dos usuários da plataforma e alavancou diversas métricas para a marca OMO no Spotify. A ação também foi premiada na categoria “Novo Beat”, que fala de estratégia de marca mais inovadora.

OMO Vibes

Na categoria Feat, com utilização de música, a campanha escolhida foi “Blackinho Poderoso”, de Initiative e Suno. Para o lançamento da linha Kenvue, de shampoos infantis voltados para crianças com cabelos crespos, a Johnson’s apostou em uma canção voltada para a família cantar junto, uma forma de transmitir sua mensagem de forma eficaz e divertida. Blackinho Poderoso deixa claro o propósito do produto ao mesmo tempo em que traz uma mensagem de empoderamento e diversão para as crianças.

Blackinho Poderoso

Já a categoria Pod Falar, que fala da utilização de podcast, foi para “Samsung Galaxy S23”, uma campanha da F.Biz. Para o lançamento do aparelho, a Samsung aproveitou a temporada de festivais de música no Brasil para ativar sua audiência no Spotify com uma campanha de áudio e vídeo que incluiu a utilização de podcasts para veiculação de spots customizados e host reads, contextualizando o lançamento dentro do tema principal de cada programa planejado e mostrando a versatilidade dos podcasts para as marcas.Já na categoria ao vivo, que fala das ativações ao vivo, a campeã foi a campanha “Creme é Salon Line!”. A empresa marcou presença na Experiência creme, que o Spotify realizou no ano passado, e sua ativação no evento, aliada a uma campanha de divulgação com diversos formatos e conteúdo pós-evento, fez com que a marca fosse reconhecida na categoria. Salon Line não apenas aproveitou o fato de que o nome do evento - e da playlist que deu origem a ele - é literalmente o nome do seu principal produto, mas também a alta afinidade que os gêneros celebrados por creme (trap e funk) têm com o seu público-alvo.As campanhas com influenciadores também tiveram seu próprio recorte: Win-Fluencers. E nessa categoria foram dois destaques: “Brahma feat. Sertanejo” (por Soko & Diverti) e “Bora render Ipimax” (por Mutato & i-Cherry). A marca de cervejas criou uma experiência única e personalizada para evidenciar que todo mundo tem um pouco de sertanejo na própria história - e em suas playlists -, utilizando spots gravados por artistas nacionais de diferentes gêneros.

Bora render Ipimax

Já Ipiranga trouxe uma experiência musical para o Spotify para divulgar o conceito Bora Render” do combustível Ipimax, utilizando uma nova versão de um dos grandes hits do sertanejo do ano passado.Já sobre as campanhas relacionadas a momentos culturais, ou a categoria Pulso, o vencedor foi “Attenzione Pickpocket”, da Nubank. De olho no fenômeno que viralizou no ano passado, a Nubank entendeu que seria o momento perfeito para alertar seus clientes sobre golpes que eles podem sofrer em suas contas, da mesma maneira que o meme mostrava pessoas sendo alertadas de ladrões que roubavam seus pertences nas ruas de Veneza. O áudio da campanha foi produzido em apenas 48 horas e aproveitou o imediatismo que o formato oferece para impactar a geração Z.Já a categoria Na Grade, que fala sobre estratégia de audiência, o McDonald’s levou a melhor com a campanha “Big Mac. Pra todo mundo”, feita pela Galeria. A campanha do teve como objetivo gerar awareness entre a geração Z para o Big Mac com o lançamento de duas novas versões do produto. Como parte de uma campanha multi formato, foram criados spots com a reinterpretação do clássico jingle do produto em gêneros diferentes: funk, pop, trap e sertanejo  veiculados para suas respectivas audiências no Spotify.

Big Mac. Pra todo mundo

Já de campanha multi formato, a categoria Shuffle, a Volkswagen ganhou com o “Vou de Volks - The Town”, feita pela ALMAPBBDO. Para comemorar a chegada da primeira edição do festival The Town, a Volkswagen, patrocinadora do evento, tomou conta do Spotify com uma campanha que celebra a marca que melhor utilizou os diferentes formatos que o Spotify oferece. A campanha incluiu experiência digital, áudios, display, vídeo, patrocínio de playlists e podcast, contribuindo para a amplificação do conceito criativo Vou de Volks e gerando grandes resultados para a marca.

Vou de Volks - The Town

Por fim, a Jontex levou o prêmio na categoria Aulas, com o uso do formato de áudio em uma campanha, na “Juntos Jontex”, feita pela agência 947. Utilizando o benefício que a Sessão Patrocinada oferece aos usuários - 30 minutos de música sem interrupções oferecidos pela marca patrocinadora-, a Jontex encontrou o espaço ideal para falar de maneira criativa sobre como o seu principal produto permite que casais curtam momentos de prazer intensamente sem interrupções.Leia também: Spotify testa possibilidade de oferecer videoaulas na plataforma

Ipiranga - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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