O influenciador Whindersson Nunes anunciou o lançamento de uma coleção de roupas fabricadas a partir de fibras de cânhamo. A linha assinada pelo humorista e batizada “ÉOHEMP” (ÉOH) foi adicionada ao catálogo da marca "É O Hype Culture”, da qual Nunes se tornou sócio há cerca de um ano.
Nas redes sociais, a novidade foi anunciada de forma educativa para sanar dúvidas e preconceitos sobre o tecido. Aproveitando a mística do 1º de abril, o dia da mentira, a ÉOH publicou um jogo chamado “duas verdades, uma mentira” utilizando informações que, comumente, invadem o pensamento dos consumidores quando o assunto é o cânhamo.
A mentira abordada na publicação foi a crença de que roupas fabricadas a partir da planta poderiam desencadear efeitos psicoativos sobre os usuários – uma possibilidade descartada pelo baixo teor da substância tetra-hidrocanabinol (THC) presente no cânhamo.
Sócio da ÉOH e autor da nova coleção, Whindersson, que reúne quase 60 milhões de seguidores só no Instagram, também posa como garoto-propaganda para a iniciativa.
A economia da Cannabis
Nos últimos anos, a fibra de cânhamo – planta que, assim como a maconha, pertence à espécie Cannabis Sativa – vem ganhando notabilidade no mercado têxtil em comparação a materiais tradicionais como o algodão. Frente a frente, a fibra de cânhamo oferece mais durabilidade e, principalmente, menor impacto ambiental no processo de cultivo.
O ativo faz parte de um mercado que, já há algum tempo, chama a atenção. Em 2021, um estudo publicado pela Kaya Mind desenhou um panorama sobre o futuro da economia da cannabis caso o Brasil aprovasse um marco regulatório para a comercialização da planta.
Projeções levantadas pela empresa apontam que os negócios poderiam render US$ 5,3 bilhões à economia brasileira e gerar 328 mil novos empregos em cerca de quatro anos caso as três modalidades de uso - medicinal (permitido em alguns casos no país), industrial e recreativo - fossem regulamentadas.
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