MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

WGSN projeta características dos Betas, nativos da era da Inteligência Artificial

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

3 de out. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Millennials, Geração Z e, mais recentemente, Alfas: estas são algumas das gerações mais privilegiadas no radar de Marketing das empresas. Afinal, enquanto os zoomers assumem o protagonismo do cenário econômico global, os Alfas, filhos dos Millennials e da Geração Z, já movem engrenagens para influenciar o comportamento de compra de seus pais.

A recente explosão da Inteligência Artificial, no entanto, começa a delimitar o início da primeira geração nascida na era da IA. Os pioneiros da Geração Beta são os nascidos nesta década e deverão apresentar comportamentos, hábitos de consumo e percepções de mundo moldados pelo berço tecnológico no qual se desenvolverão.

Para projetar o comportamento e o impacto socioeconômico dos Betas, a WGSN publicou um estudo baseado na metodologia STEPIC, que identifica as mudanças em setores como sociedade, tecnologia, meio ambiente, política, indústria e cultura, a fim de decodificar o surgimento de novos grupos demográficos.

O estudo aponta que a influência da Inteligência Artificial fará com que os Betas construam um conceito diferente do que é verdade e realidade em comparação às gerações anteriores - a exemplo do que aconteceu com a Geração Z, testemunha da popularização da Internet, e com os Alphas, cuja realidade é moldada pelo conceito do smartphone como uma extensão do corpo humano.

Assim, os futuros Betas serão concebidos em um mundo amplamente dominado pela IA e a realidade imposta pela tecnologia será a única vivenciada por eles. De acordo com a WGSN, este cenário moldará a vida pessoal e profissional destes indivíduos nas décadas seguintes, e eles deverão, inclusive, ser os responsáveis pelo surgimento de novas profissões, assumindo-as, em muitos casos.

*Com informações de WGSN

Leia também: Novas gerações preferem smartphone ao invés de sair, ir a academia ou mesmo fazer sexo

WGSN - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar