Utilizado por empreendedores para atrair investidores e conseguir financiamento para seus negócios, um pitch é uma apresentação curta e persuasiva, que pode ser fundamental na hora de fechar um negócio e atrair investidores. Muitas vezes é a primeira oportunidade que um empreendedor tem para impressionar potenciais investidores. Uma boa primeira impressão pode abrir portas para reuniões e negociações mais aprofundadas.
O pitch força o empreendedor a sintetizar sua ideia de negócio de forma clara e concisa. Isso ajuda a identificar os pontos fortes e fracos do projeto, além de garantir que a proposta seja compreendida rapidamente. Recentemente, criei o Club A, um movimento revolucionário de educação empresarial, autoral e exclusivo para mulheres empreendedoras. Como autoridade em liderança educadora tenho como intenção preparar, transformar e promover de nível pessoas e negócios. Quem deseja crescer e prosperar como empreendedora é preciso colocar em prática alguns pontos, para atrair novos negócios e consolidar o relacionamento com investidores, entre eles, demonstração de conhecimento, ou seja, um pitch bem preparado demonstra que o empreendedor conhece profundamente o mercado, o produto ou serviço, e tem um plano claro de como alcançar o sucesso. Isso gera confiança nos investidores.
Já com a validação do modelo de negócio, ao apresentar um pitch, o empreendedor deve evidenciar que seu modelo de negócio é viável e tem potencial de crescimento. Dados concretos sobre o mercado-alvo, concorrência, e projeções financeiras ajudam a validar a proposta.
Na captação de recursos, o objetivo principal de um pitch é atrair investimentos. Uma apresentação convincente pode resultar na obtenção de capital necessário para desenvolver e expandir o negócio. Através de conexões e networking, mesmo que o pitch não resulte imediatamente em financiamento, ele pode criar oportunidades de networking valiosas. Investidores que se interessarem pela ideia podem oferecer conselhos, conexões ou futuras oportunidades de financiamento. Quanto ao feeedback e aprendizado, apresentar um pitch a investidores permite que o empreendedor receba um feedback valioso. Isso pode ajudar a refinar a ideia, ajustar a estratégia e melhorar as chances de sucesso no futuro.
Costumo ressaltar a importância do pitch e seus pontos chaves que são a apresentação pessoal e do negócio, qual o problema que o seu negócio resolve e de que forma, o tamanho e características do mercado-alvo, como o negócio gera receita, quem são os concorrentes e o diferencial competitivo do negócio, quem está por trás do projeto e suas qualificações, estimativas de receita, lucros e necessidades de investimento e, por fim, quanto de investimento o empreendedor está buscando e como será utilizado.
*Alexandra Casoni é empresária sócia da Flormel e criadora do Club A
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