MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Marketing do Futuro: por que os departamentos tendem a morrer?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

9 de jul. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

O que vem por aí? Será que o que funciona hoje irá funcionar na semana que vem? Quais tendências moldarão o futuro? Se você escolheu seguir a trilha do Marketing, reconhecerá que essas perguntas são tão comuns quanto relevantes – ainda mais em um panorama marcado pela ascensão das tecnologias digitais.

Há de se reconhecer, ainda, uma outra característica, especificamente importante para a atividade sobre a qual falamos: inserido em uma realidade mais dinâmica e estratégica, o Marketing extrapolou as próprias barreiras e deixou de caber nos limites impostos pelas paredes de um departamento.

Estas são algumas das reflexões propostas por Silvio Meira, Cientista-Chefe da TDS.company, e Rosário Pompéia, Diretora de Operações da LeFil, no livro “Marketing do Futuro”. Ao decorrer de 420 páginas, os autores identificam e desmistificam as tendências e os comportamentos que deverão moldar o futuro do setor.Uma delas, em especial, chama a atenção como um evento quase apocalíptico: o iminente fim dos departamentos de Marketing. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Sílvio e Rosário explicaram o significado deste fim e apresentaram a teoria AEIOU, uma resposta prática ao mercado em busca de uma nova solução para obter resultados que dão conta das reais complexidades e desafios enfrentados na era phygital.O apocalipse departamental 

Em muitas filosofias, antigos ciclos são encerrados em detrimento de novos começos, berços de produtos mais modernos e refinados. O Marketing do futuro não foge a essa regra: assumindo níveis cada vez maiores de relevância dentro das organizações e altamente impactado pela ascensão das ferramentas de Inteligência Artificial, o setor deverá ser transformado em um hub capaz de envolver de forma total o ambiente no qual está inserido.

Meira reforça que o conceito não é necessariamente recente. Em 1991, o artigo “Marketing is Everything” (Marketing é Tudo), escrito por Regis McKenna na Harvard Business Review, causou burburinho entre os players do setor. O pioneiro do Marketing high tech escreveu que, enquanto as organizações continuassem encarando o setor como um departamento, quase tudo o que elas fizessem daria errado, do ponto de vista de resultado e de impacto.

Neste panorama, a demanda por mudança é fabricada nas próprias engrenagens do Marketing tradicional, enferrujadas pelo tempo e frágeis demais para acompanhar o ritmo das transformações digitais. “Quando olhamos para o Marketing tradicional, fomentado nos moldes da Revolução Industrial, e para sua performance neste novo mundo, que ainda tentamos entender, percebemos a necessidade de um novo Marketing – o Marketing do Futuro”, explica Rosário.

Para definir o conceito em um conjunto de regras palpáveis, os autores desenvolveram um manifesto com dez características essenciais para a sua compreensão. O sexto item da lista informa que o Marketing do Futuro redesenha a arquitetura do negócio. Em seguida, o sétimo aprofunda esta lógica, apontando que o conceito muda a organização do negócio.

Os pontos se baseiam na avaliação de que algumas das mais notáveis empresas do mundo encontraram o caminho para o sucesso nos anos do porvir e servem de modelo para as demais organizações. “As empresas mais valiosas do mundo baseiam seus negócios em plataformas, e o futuro caminha para esse panorama. Acreditamos que todos os negócios vão virar uma plataforma, e aqueles que não se transformarem, estarão, necessariamente, dentro de uma plataforma”, conclui a Diretora. O que é a teoria AEIOU 

Seguindo raciocínios como os publicados há 33 anos por McKenna, o Marketing do Futuro é formulado como uma teoria para criar impacto. “Estruturamos a ideia em cinco pilares: o ambiente, onde as empresas competem, a estratégia para competir, as interações para a criação de novas narrativas, as operações para a criação de experiências e a unificação do Marketing com o resto da organização”, elenca Meira.

O conjunto de regras e noções foi batizado AEIOU, com uma lei específica atrelada a cada vogal do alfabeto. “A gente parte do princípio de que no Marketing do futuro, o que uma marca precisa fazer, na vasta maioria dos casos, é participar de narrativas que já existem, estão no mercado, são criadas por agentes externos à marca, talvez membros de suas comunidades – locais nos quais elas estão inseridas”, complementa.

O que dizem as leis do AEIOU? 

A Lei A descreve o uso de insights obtidos em plataformas phygital para o desenvolvimento tanto de cenários de Marketing mais empáticos e competitivos, quanto para o de mercados em rede. O foco se volta à mudança das táticas convencionais de Marketing para a criação de estratégias profundamente enraizadas na compreensão dos comportamentos e motivações dos usuários em ambientes físicos, digitais e sociais.

A Lei E enfatiza a síntese das aspirações estratégicas com as práticas de mercado para o desenvolvimento de soluções abrangentes no phygital na esfera de Marketing phygital. Esta etapa descreve uma combinação harmoniosa entre objetivos visionários e planos viáveis, enraizados em uma compreensão completa do ecossistema phygital.

A Lei I orbita ao redor do desenvolvimento e da implementação de soluções interativas, baseadas em narrativas, para as estratégias voltadas aos sistemas phygital. As criações devem ser multifacetadas, capazes de ressoar em diversas plataformas e promover conexões a partir do engajamento das comunidades impactadas.

A Lei O se concentra na otimização das experiências dos clientes por meio do uso estratégico de dados e algoritmos nos ambientes phygital. A diretriz exalta a importância do aproveitamento de análises e informações avançadas para personalizar e aprimorar as jornadas do cliente, garantindo que cada interação agregue valor e aprofunde o envolvimento.

A Lei U reforça os benefícios proporcionados pela criação de estruturas organizacionais mais coesas, conectadas às diversas redes para facilitar o exercício do Marketing no domínio phygital. Neste panorama, diferentes funções de Marketing devem ser unidas em um sistema unificado e alinhadas à vastidão do ecossistema phygital.

Leia também: Vivendo o phygital: Grupo Boticário leva serviços exclusivos às lojas

Silvio e Rosario Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme