Dialogando com mais de 4,7 milhões de trabalhadores diariamente, a VR pôde ver de perto alguns dos principais desafios e desejos enfrentados por estas pessoas no dia-a-dia. Da constante observação, surgiu uma constatação: a empresa precisava extrapolar os limites de uma iniciativa de benefícios e se transformar em um ecossistema de soluções destinadas a contribuir com cada etapa da vida dos trabalhadores atendidos.
Para idealizar a ideia, a VR deu início a um processo de expansão da companhia. Isto incluiu a aquisição de uma operação dedicada ao setor de mobilidade e de uma empresa voltada ao gerenciamento de capital humano - controle de ponto, férias, ajuste de escalas. Dessa forma, o recém-formado ecossistema passou a contemplar não apenas os diferentes momentos da jornada laboral dos beneficiados, mas também situações cotidianas fora do local de trabalho.
Um exemplo disso é o VR Shopping, outra frente de negócios priorizada pela companhia nos últimos anos. A solução visa, como um de seus objetivos, fazer com que os benefícios reivindicados pelos trabalhadores sejam mais longevos ao longo do mês. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Karina Meyer, Diretora de Marca e Comunicação da VR, e Cássio Carvalho, Diretor Executivo VR Shopping, falaram sobre o panorama de expansão e a estratégia da VR para se manter relevante para os clientes.
Conhecer para servir e ser relevante
A frase “conheça o seu cliente” pode soar repetitiva, mas nunca ultrapassada. E essa noção ganha contornos ainda mais importantes na era da economia da atenção: atualmente, conhecer o cliente é um fator crucial, não apenas para o desenvolvimento de estratégias e comunicações mais assertivas, mas também - e principalmente, para a identificação dos limites estabelecidos pelos próprios consumidores.
Na experiência de expansão da VR, este conhecimento desempenha uma série de funções fundamentais, começando com a identificação imediata das dores e urgências dos consumidores atendidos pela empresa. “Temos 4,7 milhões de trabalhadores no nosso ecossistema. Destes, 70% pertencem à classe C. Este dado nos informa muito sobre as pessoas com as quais estamos falando e como podemos ajudá-las. Sabemos, por exemplo, o quão difícil é a jornada desse trabalhador no contexto da mobilidade, e portanto, desenvolvemos soluções para ajudá-lo nessa jornada”, pontua Cássio.
Além de se atentar a eventuais queixas ou elogios formais dos consumidores, empresas como a VR devem se manter antenadas também ao que eles estão dizendo na internet. Neste cenário, um “meme” antigo, feito para criticar a baixa duração mensal dos benefícios de alimentação, chamou a atenção da empresa. “Percebemos que podíamos ajudar os consumidores ao levar-lhes uma abrangência ainda maior de ofertas no VR Shopping, com produtos e soluções, como o cashback, feitos para que os nossos clientes possam economizar mais durante o mês”, completa o Diretor Executivo.
Unidos em um ecossistema pautado por serviço, os diferenciais trabalhados pela VR em muito contribuem para a construção e manutenção da relevância da companhia. “Somos impactados por mais de 42 mil mensagens diariamente. Então, sem relevância, somos apenas mais uma mensagem. A relevância é a forma de conseguir o clique e a conversão. Não há outro caminho. Não podemos nos permitir cair no limbo de ser mais um app que só vai interromper o usuário ao longo do dia. Precisamos levar ofertas que façam sentido aos nossos clientes”, finaliza Karina.
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