MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Vendas do varejo serão mais lentas no começo de 2024, aponta IBEVAR-FIA

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

12 de dez. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A transição entre 2023 e 2024 será lenta para alguns setores do varejo. Segmentos como livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,0%), veículos, motos, partes e peças (-3,6%), hipermercados e supermercados (-0,2%), e móveis e eletrodomésticos (-1,4%) devem mostrar desempenho negativo no início do ano que vem, conforme aponta um monitoramento realizado pela FIBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já as vendas do varejo restrito, que exclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, devem recuar 0,6%, de acordo com indicador IBEVAR – FIA Business School. O relatório projeta, também, uma pequena expansão no varejo ampliado (que considera todos os segmentos) que não deverá ser superior a 0,2%.

Seguindo o rol de crescimentos, os levantamentos apontam para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos de perfumaria e cosméticos (1,6%), material de construção (0,5%) e tecidos e vestuário (1,6%). Mesmo assim, considerando todos os setores, as projeções indicam expansões para menos de 30% do número de segmentos nacionais.

Prof. Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, a raiz do problema está no fôlego de consumo reduzido, principalmente considerando as incertezas políticas que permeiam o cenário econômico, advindas tanto do âmbito interno, como o risco de manutenção das taxas de juros em patamares muito elevados, quanto do externo, ou seja, causas associadas a escalada de conflitos globais e suas consequências.

Leia também: Preocupações com as finanças levam 82% dos brasileiros a mudar hábitos de consumo

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme