MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Varejo é o campeão no uso do WhatsApp como ferramenta de vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de set. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Queridinho dos brasileiros para as trocas de mensagens diárias, o WhatsApp, presente em 99% dos celulares do país, também se destaca como uma importante ferramenta de vendas. Mais de 60% das empresas brasileiras utilizam o app em suas estratégias comerciais, conforme aponta a pesquisa Panorama de Marketing, divulgada pela RD Station.

A pesquisa identificou que o varejo é o segmento que utiliza a ferramenta com mais frequência (74%), seguido pelo Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%). Quanto às finalidades do uso, destacam-se o atendimento comercial e o fechamento de vendas (72%), além do pós-venda, citado por 55% dos respondentes.

Somando o alto índice de aceitação conquistado pelo WhatsApp entre o público brasileiro à citada versatilidade de estratégias e finalidades, o app da Meta foi foi eleito o terceiro canal mais utilizado em 2023, atrás, apenas, das redes sociais e mídia paga, o que demonstra que também trata-se de um ferramenta potente para a divulgação de produtos e serviços.

Peculiaridades do uso do WhatsApp Apesar do crescente uso de Inteligência Artificial em prol das interações comerciais, aproximadamente 50% dos “vendedores” brasileiros ainda utilizam o WhatsApp de forma manual, com envio de mensagens individuais ou por listas de transmissão.

O problema é que o formato exige o investimento de mais recursos e mais tempo em estratégias que, no fim, podem não gerar resultados. A lista de segmentos que mais utiliza o WhatsApp de modo manual é liderada por Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados (57%), Ecommerce (56%) e Saúde e Estética (52%).

Finalmente, o estudo identificou um cenário que, embora não seja surpreendente, não deixa de ser curioso: quanto menor o porte da empresa, maior o uso do WhatsApp. Nesse sentido, 66% das empresas de pequeno porte fazem uso da ferramenta.

Analisando cenários em que o time de Marketing é formado por uma única pessoa, a pesquisa aponta que o uso frequente do WhatsApp sobe para 71%, enquanto a análise da utilização por Microempreendedores Individuais atinge a casa dos 78%.

Para Zachary Fox, Diretor Sênior de Brand, Product e Customer Marketing na RD Station, a maior utilização entre as pequenas empresas está no fato, principalmente, do baixo custo, da facilidade do uso e acessibilidade no atendimento ao cliente e apoio ao marketing e vendas.

Analisando o panorama geral, que envolve pequenas e grandes empresas, Fox ressalta que 75% dos participantes da pesquisa avaliam que o atendimento e a resposta em tempo real sejam os principais atributos oferecidos pela ferramenta, que traz diversas vantagens úteis para o aumento das conversões, melhoraria do atendimento ao cliente e a construção relacionamentos mais próximos e duradouros.

Leia também: WhatsApp é principal canal-chave para alavancar os negócios, aponta Octadesk

TakeBlip - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme