Queridinho dos brasileiros para as trocas de mensagens diárias, o WhatsApp, presente em 99% dos celulares do país, também se destaca como uma importante ferramenta de vendas. Mais de 60% das empresas brasileiras utilizam o app em suas estratégias comerciais, conforme aponta a pesquisa Panorama de Marketing, divulgada pela RD Station.
A pesquisa identificou que o varejo é o segmento que utiliza a ferramenta com mais frequência (74%), seguido pelo Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%). Quanto às finalidades do uso, destacam-se o atendimento comercial e o fechamento de vendas (72%), além do pós-venda, citado por 55% dos respondentes.
Somando o alto índice de aceitação conquistado pelo WhatsApp entre o público brasileiro à citada versatilidade de estratégias e finalidades, o app da Meta foi foi eleito o terceiro canal mais utilizado em 2023, atrás, apenas, das redes sociais e mídia paga, o que demonstra que também trata-se de um ferramenta potente para a divulgação de produtos e serviços.
Peculiaridades do uso do WhatsApp Apesar do crescente uso de Inteligência Artificial em prol das interações comerciais, aproximadamente 50% dos “vendedores” brasileiros ainda utilizam o WhatsApp de forma manual, com envio de mensagens individuais ou por listas de transmissão.
O problema é que o formato exige o investimento de mais recursos e mais tempo em estratégias que, no fim, podem não gerar resultados. A lista de segmentos que mais utiliza o WhatsApp de modo manual é liderada por Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados (57%), Ecommerce (56%) e Saúde e Estética (52%).
Finalmente, o estudo identificou um cenário que, embora não seja surpreendente, não deixa de ser curioso: quanto menor o porte da empresa, maior o uso do WhatsApp. Nesse sentido, 66% das empresas de pequeno porte fazem uso da ferramenta.
Analisando cenários em que o time de Marketing é formado por uma única pessoa, a pesquisa aponta que o uso frequente do WhatsApp sobe para 71%, enquanto a análise da utilização por Microempreendedores Individuais atinge a casa dos 78%.
Para Zachary Fox, Diretor Sênior de Brand, Product e Customer Marketing na RD Station, a maior utilização entre as pequenas empresas está no fato, principalmente, do baixo custo, da facilidade do uso e acessibilidade no atendimento ao cliente e apoio ao marketing e vendas.
Analisando o panorama geral, que envolve pequenas e grandes empresas, Fox ressalta que 75% dos participantes da pesquisa avaliam que o atendimento e a resposta em tempo real sejam os principais atributos oferecidos pela ferramenta, que traz diversas vantagens úteis para o aumento das conversões, melhoraria do atendimento ao cliente e a construção relacionamentos mais próximos e duradouros.
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