MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Varejo é o campeão no uso do WhatsApp como ferramenta de vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de set. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Queridinho dos brasileiros para as trocas de mensagens diárias, o WhatsApp, presente em 99% dos celulares do país, também se destaca como uma importante ferramenta de vendas. Mais de 60% das empresas brasileiras utilizam o app em suas estratégias comerciais, conforme aponta a pesquisa Panorama de Marketing, divulgada pela RD Station.

A pesquisa identificou que o varejo é o segmento que utiliza a ferramenta com mais frequência (74%), seguido pelo Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%). Quanto às finalidades do uso, destacam-se o atendimento comercial e o fechamento de vendas (72%), além do pós-venda, citado por 55% dos respondentes.

Somando o alto índice de aceitação conquistado pelo WhatsApp entre o público brasileiro à citada versatilidade de estratégias e finalidades, o app da Meta foi foi eleito o terceiro canal mais utilizado em 2023, atrás, apenas, das redes sociais e mídia paga, o que demonstra que também trata-se de um ferramenta potente para a divulgação de produtos e serviços.

Peculiaridades do uso do WhatsApp Apesar do crescente uso de Inteligência Artificial em prol das interações comerciais, aproximadamente 50% dos “vendedores” brasileiros ainda utilizam o WhatsApp de forma manual, com envio de mensagens individuais ou por listas de transmissão.

O problema é que o formato exige o investimento de mais recursos e mais tempo em estratégias que, no fim, podem não gerar resultados. A lista de segmentos que mais utiliza o WhatsApp de modo manual é liderada por Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados (57%), Ecommerce (56%) e Saúde e Estética (52%).

Finalmente, o estudo identificou um cenário que, embora não seja surpreendente, não deixa de ser curioso: quanto menor o porte da empresa, maior o uso do WhatsApp. Nesse sentido, 66% das empresas de pequeno porte fazem uso da ferramenta.

Analisando cenários em que o time de Marketing é formado por uma única pessoa, a pesquisa aponta que o uso frequente do WhatsApp sobe para 71%, enquanto a análise da utilização por Microempreendedores Individuais atinge a casa dos 78%.

Para Zachary Fox, Diretor Sênior de Brand, Product e Customer Marketing na RD Station, a maior utilização entre as pequenas empresas está no fato, principalmente, do baixo custo, da facilidade do uso e acessibilidade no atendimento ao cliente e apoio ao marketing e vendas.

Analisando o panorama geral, que envolve pequenas e grandes empresas, Fox ressalta que 75% dos participantes da pesquisa avaliam que o atendimento e a resposta em tempo real sejam os principais atributos oferecidos pela ferramenta, que traz diversas vantagens úteis para o aumento das conversões, melhoraria do atendimento ao cliente e a construção relacionamentos mais próximos e duradouros.

Leia também: WhatsApp é principal canal-chave para alavancar os negócios, aponta Octadesk

TakeBlip - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme