Não é novidade que as ferramentas de Inteligência Artificial estão transformando o mercado de trabalho. Globalmente, estima-se que as competências necessárias para os empregos mudem pelo menos 65% até 2030 em função da crescente adoção da IA no seio operacional. Por trás dessa estimativa, existem números ainda mais reveladores sobre o futuro profissional.
Nos últimos dois anos, as vagas de trabalho que mencionam IA ou IA Generativa cresceram 3,2x no Brasil, conforme aponta o Relatório de Tendências Globais de Talentos do LinkedIn. Isto representa um crescimento 17% mais acelerado em comparação às vagas de trabalho que não mencionam IA.
Atentos à crescente demanda por habilidades relacionadas à tecnologia, 62% dos profissionais brasileiros estão dispostos a aprender mais sobre o assunto, e quase todos eles (97%), estão entusiasmados em usar IA no trabalho. Em função disso, 61% dos profissionais de RH ouvidos pelo LinkedIn disseram estar implementando formações em IA para apoiar os funcionários.
Ainda no núcleo do RH, 80% dos profissionais do setor acreditam que a IA será uma ferramenta que os ajudará nos próximos cinco anos, permitindo que se concentrem nos aspectos mais estratégicos e humanos das suas funções - como fortalecer relacionamentos com candidatos e colegas (39%).
Em meio a este universo de mudanças, novas profissões devem surgir para acompanhar as transformações provocadas pela IA, como os cargos relacionados à engenharia de prompts de comando, voltados para a extração de todo o potencial oferecido pela Inteligência Artificial. Além disso, a realidade dominada pela IA deverá ser a responsável pela “antecipação” do surgimento dos Betas, primeira geração nativa da era da Inteligência Artificial, cujas projeções apontam para uma nova transformação do mercado de trabalho, partindo da criação de postos hoje inimagináveis. Linkedin lança novas ferramentas
Com o objetivo de ajudar as organizações a navegar no mundo do trabalho em constante mudança, o LinkedIn está lançando novas ferramentas generativas de IA, que serão disponibilizadas em breve também em português.
Oferecendo uma nova experiência de recrutamento baseada em IA, a Recruiter 2024 torna a contratação mais eficiente e fácil para que os líderes de talentos possam se concentrar em funções mais estratégicas e centradas nas pessoas.
Os contratantes podem usar prompts de pesquisa em linguagem natural como "Quero contratar um líder sênior de Marketing", e as ferramentas de IA do LinkedIn, combinadas com insights exclusivos de mais de 953 milhões de profissionais, 63 milhões de empresas e 40 mil habilidades, indicarão o tipo de candidato que o recrutador procura e fornecer recomendações dos melhores candidatos.
Já o coaching baseado em IA do LinkedIn Learning, em fase de testes, é um aconselhamento em tempo real para duas das habilidades mais procuradas em todos os tipos de empregos: liderança e gestão. Os alunos podem fazer perguntas como: como posso delegar tarefas e responsabilidades de forma eficaz?
Em vez de fornecer uma resposta única, a máquina fará perguntas esclarecedoras para entender mais profundamente a situação e as experiências específicas do profissional e, em seguida, oferecerá conselhos, exemplos e feedbacks com base em centenas de horas de conteúdo dos instrutores especializados do LinkedIn Learning.
Leia também: Inteligência artificial não é o futuro dos negócios: é o presente, aponta Head da Adtail
COMPARTILHAR ESSE POST