Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil Ian Cândido 24 de julho de 2024

Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil

         

Times comerciais entrevistados pela RD Station disseram que o app entrega a maior taxa de sucesso no contato com os leads

Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil
Publicidade

70% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp para executar estratégias de Marketing e vendas, conforme apontam dados levantados pela RD Station no estudo Panorama de Marketing e Vendas 2024. O número representa um notável crescimento do uso do app em comparação ao ano passado, quando cerca de 60% das organizações o utilizavam de forma estratégica.

Elencando os benefícios oferecidos pela ferramenta, os times comerciais consultados pela RD disseram que o canal possui a maior taxa de sucesso no contato com os Leads (70%), colocando-se à frente de práticas como a visita presencial (32%) e as chamadas por telefone (31%).

Para Bernardo Brandão, CMO da RD Station, a origem da significativa diferença entre os canais é bem clara: o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, cenário que impulsiona um crescimento exponencial na adoção de estratégias conversacionais entre profissionais de Marketing e de vendas.

Por se tratar de um canal versátil, prossegue Brandão, a ferramenta oferece a maior taxa de sucesso e oportunidades, podendo ser utilizada desde a captação de Leads, passando pela nutrição desses contatos, até follow-up de vendas e pós-venda.

Neste panorama, o envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão lidera os principais usos da ferramenta (45%), seguido por captação de leads com botão de WhatsApp (44%) e a captação de Leads vindos de anúncios de mídia paga (39%).

Publicidade

B2C na frente 

Os estudos apontam um uso mais prevalente entre as empresas B2C, com uma taxa de adoção de 72%, em comparação com 61% das empresas B2B. Curiosamente, quando questionados sobre os principais motivos para a não utilização da ferramenta, 31% dos entrevistados mencionaram a falta de conhecimento para o uso estratégico.

Na avaliação de Brandão, esses dados podem ser explicados por diversos fatores, como a natureza das interações, o foco no cliente, a maturidade do mercado e a busca por uma vantagem competitiva. As empresas que ainda não estão utilizando o conversacional, sejam B2B e B2C, devem considerar os benefícios que o conversacional pode trazer para os negócios.

O CMO destaca que a ferramenta oferece grandes oportunidades de crescimento, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos, o que libera tempo para que a equipe se dedique a atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente. 

Leia também: 5 passos para transformar o WhatsApp Business em uma máquina de vendas

Marketing Conversacional

 


Publicidade