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Uso de dados ganha força nos departamentos de Marketing e comunicação

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Tempo de Leitura 2 min

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10 de out. de 2024

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Notícias

Uso de dados ganha força nos departamentos de Marketing e comunicação
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Uso de dados ganha força nos departamentos de Marketing e comunicação

A cultura de dados tem avançado nas estratégias das empresas. Atualmente, 52% das áreas de comunicação se encontram em um nível intermediário de cultura de dados, (contra 51% em 2023), conforme apontam dados da pesquisa "Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação", realizada pela Aberje em parceria com a Cortex.

A pesquisa também destacou que, entre os aspectos relacionados à cultura de dados, a Estratégia de Dados (27%) e a Origem de Dados (23%) se destacam como os temas onde as áreas de comunicação estão mais avançadas. Em contrapartida, a Inteligência Artificial (37%) e a Arquitetura de Dados (35%) são as áreas que ainda precisam se desenvolver.

Na avaliação de Otávio Ventura, diretor da Cortex, os dados acendem um sinal de alerta sobre a necessidade de um esforço corporativo para que a Inteligência Artificial e a inteligência de dados alcancem o nível ideal nas organizações. O especialista ressalta que muitas empresas ainda carecem de um suporte especializado que as ajude a encurtar essa jornada e a alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. 

Na opinião dos entrevistados, também são relevantes para esta construção elementos como a cultura organizacional (69%), o envolvimento da alta administração (68%) e a disponibilidade efetiva de dados relevantes (66%). No entanto, desafios como a falta de conhecimento técnico (34%) e a hierarquia nas relações de trabalho (22%) impedem essa evolução.

Quando analisadas as ações de comunicação, as que mais frequentemente são mensuradas incluem as de relacionamento com a imprensa (84%) e comunicação digital/mídias sociais (82%). Em contraste, atividades como relacionamento com investidores (25%) e campanhas de causas sociais (35%) são menos monitoradas.

A pesquisa ainda mostra que 88% das participantes consideram fundamental a organização de dados para identificar opiniões e tendências. Outros objetivos importantes incluem a defesa da marca em momentos de crise (86%) e a diferenciação da concorrência (85%).

Leia também: Cultura data-driven: como estratégias baseadas em dados podem guiar equipes e direcionar o crescimento organizacional

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Ian Cândido

Repórter

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