Marcas que utilizam o CRM como um guia para a automação em mensagens estratégicas, como retargeting por e-mail ou WhatsApp, obtêm um aumento médio de R$16 mil mensais em vendas – valor que pode ultrapassar os 340% de crescimento, conforme apontam dados divulgados no relatório “CRM Report 2024”, produzido pela Mailbiz.
O levantamento destaca passos estratégicos essenciais para a segmentação estratégica, como a personalização do contato em diferentes canais de comunicação. Empresas que ajustam a frequência de campanhas entre nove e 30 envios mensais, de forma bem segmentada, têm observado taxas de abertura superiores a 3,9%.
A título de comparação, usuários que fizeram entre um a quatro envios mensais não chegaram a nem R$3.000 de vendas. Por outro lado, clientes que dispararam mais de 30 campanhas conseguiram atingir R$45 mil em vendas em único mês.
Também foi identificada uma discrepância entre os usuários que utilizam a automação e os que apostam nas campanhas manuais. No primeiro caso, o montante de vendas mensais se aproxima dos R$6.000. A primeira automação, no entanto, eleva os ganhos para um teto estimado em R$14.000 – um aumento de mais de R$8.000.
Neste panorama, o objetivo de recuperar carrinhos abandonados no e-commerce aparece como um dos maiores beneficiados. Enquanto as campanhas de recuperação por e-mail apresentam taxas de cliques de 22,18%, as mensagens por WhatsApp também oferecem um retorno relevante, com taxas de 18,4%.
Enquanto uma base bem segmentada aumenta significativamente as chances de os e-mails serem abertos, a taxa de clique depende mais da relevância e da qualidade do conteúdo enviado. Fatores como a clareza das chamadas para ação e o design atraente das campanhas são determinantes para incentivar os destinatários a clicarem nos links.
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