MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Uma em cada quatro avaliações recebidas por farmácias no Google é negativa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Uma em cada quatro avaliações recebidas por farmácias no Google é negativa
Uma em cada quatro avaliações recebidas por farmácias no Google é negativa
Uma em cada quatro avaliações recebidas por farmácias no Google é negativa

Entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, 25% das avaliações direcionadas às farmácias no Google foram negativos. O índice de reclamações supera em cinco vezes o limite considerado ideal (5%). Entre os principais motivos para as queixas, destacam-se o horário de funcionamento dos estabelecimentos (85%), o serviço de entrega (60%) e o atendimento (31%).

Os números foram divulgados na pesquisa "State of Reputation: Panorama de Reviews no Setor de Farmácias", publicada pela Harmo. A empresa analisou mais de 65 mil avaliações de 38 redes de farmácias presentes no Google Perfil de Empresas, com 4.375 lojas em todo Brasil. Uma estimativa do Sebrae indica a existência de 122 mil farmácias no país, mas o volume de avaliações deixadas pelos clientes em cada local é muito baixo.

Neste cenário, a pesquisa aponta um problema duplo para o consumidor em busca de informação. Isso porque 92% dos brasileiros só consideram comprar de empresas que tenham uma classificação mínima de 4 estrelas. Além da nota, fatores como a quantidade e a frequência de avaliações, bem como a taxa e a qualidade das respostas, aparecem como decisivos no processo de escolha de um estabelecimento.

Entre as redes analisadas, a taxa média de respostas às avaliações chegou a 67%, com apenas 11 empresas atingindo a proporção ideal de respostas, acima de 80%. Entre as melhores colocadas, estão a Farmácia Preço Popular, Drogaria Catarinense e Drogasmil. Em contrapartida, 11 marcas registraram taxas entre 0% e 20%, indicando a ausência de estratégias de engajamento para um valioso canal de contato.

Segundo Santiago Edo, co-fundador e CEO da Harmo, um ponto importante no caso das farmácias é que a maioria esmagadora das buscas são indiretas. As pessoas buscam por termos como 'farmácia', 'farmácia aberta agora', 'farmácia perto de mim' e não pelo nome da marca. Por isso, para aparecer no topo dos resultados e ser a farmácia escolhida, é fundamental ter uma nota acima da média da maioria.

De maneira geral, a média do segmento ficou em 4 estrelas. Na avaliação da Harmo, esta não é uma nota negativa, mas também não pode ser considerada positiva. De todos as mais de 60 mil avaliações coletadas, 72% são positivas, enquanto o ideal seria acima de 85%. Neste panorama, um dos problemas que leva ao review negativo é a discrepância entre o horário informado no Google e o horário de funcionamento real da farmácia.

Apesar disso, Santiago acredita que as avaliações negativas não refletem a qualidade das farmácias brasileiras, mas sim o comportamento do consumidor. Ele ressaltou que, geralmente, as visitas às farmácias não são feitas por um bom motivo. Isso cria uma oportunidade para as empresas tomarem a iniciativa de fomentar o aumento de avaliações positivas, pedindo para os clientes que compartilhem a sua avaliação no Google.

Leia também: Google integra avaliações do Reclame Aqui ao Google Shopping

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme