O Google passará a incluir as avaliações sobre produtos feitas pelos usuários no Reclame Aqui como parte das informações exibidas no Google Shopping no Brasil. Com isso, as notas que aparecem abaixo das descrições dos produtos no painel de informações (de 1 a 5 estrelas) serão geradas também com base nas avaliações integradas pela plataforma de reputação.
A expectativa é de que o Reclame Aqui compartilhe mais de 250 mil avaliações de produtos de mais de 1.500 lojistas todos os meses. Essas avaliações serão coletadas via RA Reviews, produto especializado em exibição de reviews dos consumidores, com processo auditado pela própria plataforma.
As avaliações de produtos são exibidas logo abaixo dos produtos no Google Shopping, sejam eles produtos listados gratuitamente ou anunciados pelos lojistas na plataforma. As classificações são demonstradas com notas de 1 a 5, considerando o total de avaliações do produto feitas nas plataformas do Google e enriquecidas com dados do Reclame Aqui.
A colaboração entre Google e o site de avaliações não é nova. Desde 2021, o Google Shopping passou a incluir dados do RA na composição da classificação de lojistas que vendem os produtos por meio da plataforma. Essa informação permite que as pessoas possam ter mais elementos para avaliar se um lojista é confiável antes de acessar o site da loja e concluir a compra.
Segundo Edu Neves, Cofundador e CEO do Reclame AQUI, a nova parceria permitirá à empresa ampliar grandemente o número de consumidores que poderão ser alcançados por informações no momento da decisão de compra. O objetivo é criar um mercado de consumo cada vez mais confiável e gerar essa segurança aos consumidores brasileiros usando as opiniões das pessoas para ajudá-los a fazerem melhores escolhas.
Leia também: Google é o primeiro passo de compra para 70% dos brasileiros
COMPARTILHAR ESSE POST