MADE POSSIBLE BY

Powered by

Uber se destaca como referência em qualidade no prêmio “Marca dos Cariocas”

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Uber se destaca como referência em qualidade no prêmio “Marca dos Cariocas”

A Uber venceu cinco das seis dimensões avaliadas por O Globo e TroianoBranding na 15ª edição do estudo “Marcas dos Cariocas”. A marca foi citada pelos consumidores como uma referência em qualidade, respeito, preço, identidade e ESG e venceu o prêmio na categoria “App de transporte”.

O guia avalia marcas de produtos e serviços com base no valor que agregam à vida da população local, destacando as empresas mais admiradas pelos moradores do Rio de Janeiro. O estudo contemplou 43 categorias distribuídas em seis dimensões de negócios: qualidade, respeito, preço, identidade, evolução e, pela primeira vez, ESG. 

O levantamento foi conduzido em duas fases principais. Inicialmente, foram entrevistados 2.150 moradores do Rio de Janeiro, com uma média de 457 participantes por categoria, para identificar as principais marcas em cada segmento. Na segunda etapa, os entrevistados avaliaram as marcas escolhidas em cinco categorias apresentadas de forma randômica, levando em conta as seis dimensões do estudo. 

Havaianas preservou o título de marca que “melhor representa a identidade carioca”, enquanto a Samsung conquistou a dimensão “Evolução”, dominada pela Uber no ano anterior. Outras vencedoras de suas respectivas categorias incluem marcas como Nike, Volkswagen, Nubank, Pilão, Heineken, Grupo D'Or, GOL, McDonald’s e Coca-Cola.

A partir das preferências e percepções de relevância, foram definidos os pesos utilizados no cálculo do índice final. A pesquisa respeitou a distribuição demográfica da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo variáveis como sexo, idade e renda, conforme dados do IBGE.

Veja, abaixo, os vencedores de cada ranking do Marcas dos Cariocas 2024:

Havaianas - a cara do Rio

Smart Fit - academias

Uber - aplicativos de serviço de transporte urbano

Nike - artigos esportivos

Volkswagen - automóveis (fabricantes)

Nubank - bancos

Pilão - café

Samsung - celular e tablet

Heineken - cerveja

Grupo D'or - clínicas e hospitais particulares

Gol - companhias aéreas

Samsung - computadores

Tenda - construtoras

Johnson & Johnson - cuidados com o bebê

Decolar - empresas de turismo

Cultura Inglesa - escola de idiomas

Santa Mônica - escolas particulares

Pacheco - farmácias

McDonald's - fast-food

Boticário - higiene pessoal e beleza

Claro - internet banda larga

Sérgio Franco - laboratórios de análises clínicas

Casas Bahia - lojas de eletrodomésticos

Rio Decor - lojas de móveis e decoração

Brastemp - eletrodomésticos

Visa - meios de pagamento

C&A - moda feminina

Claro - operadoras de TV por assinatura

Claro - operadoras de celular

Amil - planos de saúde

Postos BR - postos de combustível

Pedigree - produtos para pets

Natura - protetor solar

Coca-Cola - refrigerantes

Outback - restaurantes

Natura - respeitam o meio ambiente

Boticário - respeitam o consumidor

Bradesco - seguros

Barra Shopping - shopping center

Mercado Livre - site de compras

Kibon - sorvetes

Guanabara - supermercados

Estácio - universidades particulares

Leia também: Uber se posiciona contra o “vou ver e te aviso” em ação de incentivo aos encontros

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar