A Uber venceu cinco das seis dimensões avaliadas por O Globo e TroianoBranding na 15ª edição do estudo “Marcas dos Cariocas”. A marca foi citada pelos consumidores como uma referência em qualidade, respeito, preço, identidade e ESG e venceu o prêmio na categoria “App de transporte”.
O guia avalia marcas de produtos e serviços com base no valor que agregam à vida da população local, destacando as empresas mais admiradas pelos moradores do Rio de Janeiro. O estudo contemplou 43 categorias distribuídas em seis dimensões de negócios: qualidade, respeito, preço, identidade, evolução e, pela primeira vez, ESG.
O levantamento foi conduzido em duas fases principais. Inicialmente, foram entrevistados 2.150 moradores do Rio de Janeiro, com uma média de 457 participantes por categoria, para identificar as principais marcas em cada segmento. Na segunda etapa, os entrevistados avaliaram as marcas escolhidas em cinco categorias apresentadas de forma randômica, levando em conta as seis dimensões do estudo.
Havaianas preservou o título de marca que “melhor representa a identidade carioca”, enquanto a Samsung conquistou a dimensão “Evolução”, dominada pela Uber no ano anterior. Outras vencedoras de suas respectivas categorias incluem marcas como Nike, Volkswagen, Nubank, Pilão, Heineken, Grupo D'Or, GOL, McDonald’s e Coca-Cola.
A partir das preferências e percepções de relevância, foram definidos os pesos utilizados no cálculo do índice final. A pesquisa respeitou a distribuição demográfica da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo variáveis como sexo, idade e renda, conforme dados do IBGE.
Veja, abaixo, os vencedores de cada ranking do Marcas dos Cariocas 2024:
Havaianas - a cara do Rio
Smart Fit - academias
Uber - aplicativos de serviço de transporte urbano
Nike - artigos esportivos
Volkswagen - automóveis (fabricantes)
Nubank - bancos
Pilão - café
Samsung - celular e tablet
Heineken - cerveja
Grupo D'or - clínicas e hospitais particulares
Gol - companhias aéreas
Samsung - computadores
Tenda - construtoras
Johnson & Johnson - cuidados com o bebê
Decolar - empresas de turismo
Cultura Inglesa - escola de idiomas
Santa Mônica - escolas particulares
Pacheco - farmácias
McDonald's - fast-food
Boticário - higiene pessoal e beleza
Claro - internet banda larga
Sérgio Franco - laboratórios de análises clínicas
Casas Bahia - lojas de eletrodomésticos
Rio Decor - lojas de móveis e decoração
Brastemp - eletrodomésticos
Visa - meios de pagamento
C&A - moda feminina
Claro - operadoras de TV por assinatura
Claro - operadoras de celular
Amil - planos de saúde
Postos BR - postos de combustível
Pedigree - produtos para pets
Natura - protetor solar
Coca-Cola - refrigerantes
Outback - restaurantes
Natura - respeitam o meio ambiente
Boticário - respeitam o consumidor
Bradesco - seguros
Barra Shopping - shopping center
Mercado Livre - site de compras
Kibon - sorvetes
Guanabara - supermercados
Estácio - universidades particulares
Leia também: Uber se posiciona contra o “vou ver e te aviso” em ação de incentivo aos encontros
COMPARTILHAR ESSE POST