MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Tudo vira meme: como o entretenimento domina as redes sociais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de ago. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Você já parou para contar quantos vídeos de zoeira passaram pelo seu feed hoje? Ou tentou perceber quantos minutos — ou talvez horas — ficou vidrado naqueles vídeos que arrancaram risadas? Se a sua resposta foi sim para uma dessas perguntas, parabéns, você é uma exceção. A maioria de nós nem se dá conta de quanto tempo se entretém nesse tipo de conteúdo. E a palavra-chave aqui é esse mesmo: entretenimento.

O desejo por distração nunca foi tão forte, e as redes sociais refletem isso com perfeição. Tudo vira meme, tudo é compartilhado, tudo é zoeiro. A seriedade parece estar perdendo espaço, e, se o tom é mais formal, a audiência foge.

E como engajar nesse cenário? Com vídeos curtos que mostram, de forma engraçada, uma situação comum no dia a dia. Pode ser o marido que ronca, um colega de trabalho que não para de falar ou o pet que é preguiçoso. Até um contratempo pode virar motivo de riso. A fórmula é transformar o cotidiano em algo leve e divertido.

Mas por que tudo vira meme hoje em dia? A resposta está na aceleração do consumo de conteúdo. Quando eu era criança, não tinha celular na mão. Ia assistir meu desenho favorito na TV e tinha que esperar a propaganda acabar. Hoje, tudo está a um clique de distância. Até o famoso botão de “pular anúncio” foi criado para garantir que você possa consumir o conteúdo que gosta de forma mais e mais rápida. As crianças, por exemplo, só assistem shorts — tudo é muito dinâmico.

Viciados em dopamina

Por qual razão isso atrai tanto a atenção? O próprio CEO do YouTube declarou que não deixa seus filhos assistirem a esses vídeos curtos, pois “eles causam uma liberação exacerbada de dopamina”, que é o neurotransmissor que faz você querer mais. As redes sociais são projetadas para isso: liberar dopamina.

Nós não conseguimos mais suportar o tédio, como se fosse um prato sem sal. Sabe aquela história do sapo na água morna, que vai esquentando, esquentando e ele nem sente? Estamos nos acostumando a essa nova realidade, na qual não conseguimos passar uma hora na fila sem pegar o celular. Isso vai regulando a nossa dopamina e as pessoas começam a ter dificuldade de focar em conteúdos profundos. Uma hora de leitura? Quase impossível para o cérebro moderno. Por isso a busca constante pelo entretenimento.

E a culpa é do algoritmo. Ele funciona assim: "como faço a Camila ficar mais tempo aqui dentro?". A resposta é simples: liberando dopamina. É como um cassino, onde você quer sempre mais um pouco daquilo que te dá prazer. O algoritmo entende o que você gosta e vai entregando conteúdos semelhantes, até que você fique preso, alterando a química do seu cérebro.

Informação x entretenimento

Mas será que os “vídeos sérios” perderam a relevância? Não necessariamente. Conteúdos mais sérios ainda têm seu valor para o público-alvo certo. A chave está em saber se comunicar, sempre apresentar novidades e abordar as pessoas de forma estratégica. Mesmo que seu seguidor adore entretenimento, se ele gostar do seu conteúdo, vai interagir, compartilhar e curtir, e o algoritmo vai entregar seu material também. O segredo está em saber como fazer.

E não precisa ver o entretenimento como concorrente. Já pensou em unir as duas estratégias? Criar o seu conteúdo informativo, mas com um toque divertido? É mais simples do que parece. Aposte em um formato que mescle dados relevantes com uma comunicação leve e acrescente a sua personalidade. Isso vai ajudar a destacar sua mensagem em meio a tantos temas, criando uma conexão mais genuína e envolvente com seu público. Se joga!

*Camila Renaux é especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme