Tomorrow Machine desenvolve embalagem do futuro que se dissolve após uso Bruno Mello 28 de fevereiro de 2023

Tomorrow Machine desenvolve embalagem do futuro que se dissolve após uso

         

GoneShells foi testada em substituição à garrafa plástica de suco e ainda não tem previsão de chegar ao mercado

Publicidade

Quando falamos que as constantes tecnologias estão mudando o Marketing muitos profissionais pensam em relação aos eletrônicos e a parte digital. Ela, no entanto, está em toda parte, inclusive dentro do mercado de alimentos. As embalagens futuristas já estão chegando ao mercado e muito puxadas pela tendência de sustentabilidade. A Tomorrow Machine, um estúdio de design sueco com a especialização voltada para o conceito de embalagem, produtos e alimentos, criou uma embalagem que pode ser ingerida, decomposta ou dissolvida.

A GoneShells funciona como se fosse parte da própria natureza. Isto significa que ela vai se deteriorando com o passar do tempo, de acordo com o que tiver no interior. Feita à base de batata, a embalagem apresenta-se de forma transparente e oferece a possibilidade de aliviar o sistema de reciclagem de produtos e diminuir a quantidade de resíduos que acabam na natureza. 

O protótipo foi de uma garrafa de suco, um objeto que constantemente é criticado por levar plástico ao meio ambiente. A embalagem biodegradável em si não é um conceito novo. O que torna o GoneShells único é a velocidade e as múltiplas alternativas de degradação.

A GoneShells pode ser decomposta em casa, ingerida ou dissolvida no lava-louça. A novidade foi criada pela Tomorrow Machine junto à empresa de sucos Eckes Granini e à marca sueca de sumos Brämhults.

Tão natural quanto uma fruta

Publicidade

Anna Glansén, fundadora da Tomorrow Machine, explicou: “Com uma garrafa projetada para ser rasgada após o uso, como a casca de uma fruta, a ideia é que se possa acelerar o processo de decomposição. Quando você quebra a embalagem e colocá-lo em contato com a água, uma reação natural começa a quebrar a garrafa imediatamente – e foi assim que criamos uma garrafa que pode desaparecer sozinha.”

O material base do GoneShells é a batata, mas esteticamente, a Tomorrow Machine foi inspirada nas laranjas. Anna Glansén disse ao Creative Boom: “Nossa maior inspiração para a embalagem são as construções e a funcionalidade das frutas – e das laranjas em particular. Observamos como você descasca uma laranja e transformamos isso em parte do conceito.”

“A embalagem foi projetada intencionalmente para ser descascada como frutas cítricas”, disse Glansén. “E uma vez que você quebra a barreira, isso inicia o processo de decomposição do material.”

A Tomorrow Machine e seus parceiros veem o GoneShells como mais do que um exercício de marca e inovação – é um projeto de pesquisa com o objetivo de substituir materiais de origem fóssil e questionar a vida útil das embalagens atuais.

Ao desenvolver embalagens com uma vida útil que melhor corresponda ao conteúdo interno, a equipe por trás da GoneShells visa oferecer uma nova forma de embalagem sustentável que pula os sistemas de reciclagem no sentido tradicional.


Leia também: Inovação, exclusividade e tendências de perfumaria em pauta para o Grupo Boticário

*Com informações de CreativeBoom


Publicidade