MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Tendências 2023: metade dos negócios no mundo contratará outsourcing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

15 de dez. de 2022

CATEGORIA

Notícias

Aproximadamente 48% das empresas no mundo estão optando por terceirizar (outsourcing), principalmente devido à falta de talentos em seus respectivos mercados, segundo uma pesquisa do instituto britânico YouGov. A popularidade do outsourcing teve seu boom na pandemia de covid-19, quando muitas empresas foram forçadas a “ir para a nuvem” e, por isso, tiveram que terceirizar muitas das suas funções. Nesse sentido, a estimativa da Bloomberg é que esse segmento atinja um valor de mercado de US$ 620 bilhões até 2032.

O significado outsourcing é “fonte externa” e, na prática, quer dizer: entregar um ou mais serviços para quem é especialista, uma vez que o assunto não é de domínio da empresa. O objetivo da ação: aumentar a qualidade do produto ou do serviço oferecido e, principalmente, reduzir a margem de erros, retrabalho e, claro, os custos.

E, por falar em gastos, todo empresário sabe que os dispêndios com TI são altos. Isso sem contar a falta de profissionais no mercado. De acordo com a Deloitte, 70% dos negócios pensarão em outsourcing, com soluções que vão desde gestão de ativos até treinamento aos usuários, locação de equipamentos, suporte técnico ou manutenção. Para Frederico Sieck, CEO da startup Koud, especializada em alocar profissionais e treiná-los em recrutamento técnico,  o outsourcing é considerado um investimento estratégico. O executivo afirma que, uma vez que estamos vivendo em tempos que exigem eficiência na gestão de custos, com análise pormenorizada de todos os dispêndios, soluções desse tipo promovem uma melhor saúde financeira para a organização.

Motivos para optar pelo outsourcing

Avaliando essa previsão, Frederico comenta que essa “corrida outsourcing”, atrelada à contenção de gastos, deve-se a outros dois principais motivos que estão levando empresas a adotá-lo: o foco no core business e maior acesso a banco de dados, pelo fato de as empresas, como a Koud, por exemplo, já oferecerem material e profissionais prontos para o serviço.

Para alcançar resultados, é preciso focalizar no que está sendo feito e o mesmo se aplica a empresas. Neste sentido, o outsourcing é uma das ferramentas mais indicadas para alcançar esse propósito porque, ao terceirizar os serviços secundários, é possível se dedicar integralmente ao core business, aumentando a produtividade, melhorando o desempenho e conquistando mais rentabilidade, avaliou Frederico.

Outro viés é que o outsourcing está sendo visto como excelente ferramenta para acelerar o tempo de colocação (de seu produto ou serviço) no mercado. Ademais, como os riscos virtuais exigem dos gestores monitoramento contínuo e investimento para se manter longe das ameaças, o outsourcing vem sendo considerado “a chave” para que o negócio tenha ambiente tecnológico constantemente seguro e atualizado.

Tudo ocorre porque as atividades de tecnologia não têm ligação direta com o negócio propriamente dito, mas elas são fundamentais para a entrega de valor ao cliente. Vamos imaginar um e-commerce de eletroeletrônicos que faça a gestão de TI da loja internamente. Tal negócio tem que arcar com custos de transporte para a entrega, manutenção, funcionários contratados, demitidos e que pedem as contas, folhas de pagamentos, contabilidade, finanças, abastecimento, segurança e logística... Então, ao assumir as atividades que não são o seu core business e tentar ter o controle de tudo, é natural que ele perca tempo, dinheiro e qualidade na entrega das mercadorias.

Nas palavras de Sieck, ao somar atribuições secundárias aos processos internos, é óbvio que essa empresa está perdendo dinheiro, tempo e qualidade na entrega: “O e-commerce de eletroeletrônicos deveria, idealmente, se concentrar em vender produtos eletroeletrônicos. E, ao fazer as contas do quanto se perde fazendo outras coisas que não sejam a razão de ser do negócio, é que muitos estabelecimentos, como este do exemplo, estão testemunhando a vantagem do outsourcing”.

Case - A empresa Globalbot Tecnologia, plataforma de vendas e atendimento em canais de chat, contratou os serviços de outsourcing da Koud em fevereiro de 2022 por causa da velocidade de captação de profissionais, com o intuito de ampliar o time de tecnologia para evoluir com seus produtos. “Como todo trabalho de recrutamento, seleção e adaptação leva tempo em todas as etapas, nós preferimos contar com o serviço de uma empresa especialista no assunto”, explicou Felipe Volpato, CEO da Globalbot.

O resultado, segundo Felipe, foi a redução de gastos de várias ordens: “Caso contrário, nosso time técnico teria que parar para fazer entrevistas com as pessoas, processo de avaliação, depois da contratação explicar as tarefas certinho... enfim, como a Koud já pré-seleciona os candidatos, nós não precisamos parar. Pelo contrário: foi possível dar continuidade nas ações, de forma imediata”.

Outra vantagem é que, como a contratação de especialistas para atuar internamente exige pagamento de obrigações trabalhistas e previdenciárias, quem terceiriza acaba ganhando com redução de custos, o que resulta na melhoria da eficiência de atividades de áreas de apoio, sem investimento de recursos.

Leia também: 5 tendências de Martech para 2023, segundo a Hotmart

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme