Não é novidade que adotar um sistema de CRM, (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes) pode ajudar as empresas a planejar, engajar e aumentar as vendas. Hoje em dia, as ferramentas de CRM disponíveis vão além do básico e têm como objetivo entregar muito mais do que isso. Elas auxiliam as empresas a terem acesso a informações essenciais sobre seus clientes, descobrir pontos de sazonalidade, identificar quais consumidores compram mais e determinar os produtos ou serviços que trazem maior retorno para o negócio, incluindo pontos de vendas específicos.
Um ponto fundamental para o sucesso desse processo é a facilidade de utilização da tecnologia. Quanto mais fácil for o uso, maior será a adoção por parte dos usuários. Desenvolver um sistema muito simples de ser aplicado no dia a dia do varejo faz a diferença para o aumento da fidelização de clientes. Na contramão disso, percebemos que o varejo perde muito tempo, energia e dinheiro contratando soluções que ficam obsoletas rapidamente ou que não são utilizadas em sua capacidade máxima.
Além disso, é essencial que a tecnologia e a consultoria caminhem juntas nesse processo. Fazendo uma analogia com um carro, precisamos pensar em uma entrega completa, não apenas na tecnologia que o carro possui, mas também no condutor. No contexto do mercado varejista, além de implantar o sistema de fidelidade, as empresas também precisam oferecer a gestão do programa, o que gera um valor significativo e se torna um ativo importante. Para isso, ter uma equipe com vasta experiência no segmento, além de um time de tecnologia e especialistas com um papel consultivo para realizar a gestão de contas de médio, grande e enterprises, fornecendo insights relevantes, faz toda a diferença na entrega final do produto.
Portanto, a falta de acesso à tecnologia, como a ausência de ferramentas de CRM ou a falta de um profissional especializado nesse segmento dentro da empresa, acaba criando uma lacuna que outras áreas precisam preencher, comprometendo assim o alcance de metas e resultados positivos. Ter alguém dedicado à gestão das jornadas de CRM é fundamental para o crescimento do negócio. Essas ferramentas são poderosas aliadas na construção de uma marca forte e aumentam a conversão.
Além disso, é importante considerar a dinâmica de consumo da geração Z, que se caracteriza por ser desapegada e com poucos laços de fidelidade em relação às marcas. Portanto, fidelizar os clientes dessa geração se torna um desafio significativo.
O grande diferencial de uma marca nos dias de hoje é ter um time de marketing e vendas integrado que compreenda as necessidades dos seus consumidores. Isso garante uma abordagem mais eficiente e eficaz na fidelização, assegurando a satisfação e o engajamento a longo prazo.
*Alexandre Zolko é empreendedor e CEO da CRM&BONUS. Possui uma vasta experiência no campo do empreendedorismo, varejo e o mercado de forma geral. Além de ser o fundador da My Shoes, Fit2you e Presentei app, também atuou como diretor na TVZ.
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