Gestores de campanha dedicam 26% do tempo semanal — mais de 10 dez horas — a tarefas manuais, como ajustes de bids, realocação de orçamentos e revisão de metas de desempenho. Nas agências norte-americanas, esse esforço equivale a mais de 17 mil dólares por ano por colaborador, valor que poderia ser revertido em atividades estratégicas.
É o que aponta o relatório “2025 Global Insights: AI, Automation and the Future of Digital Advertising”, da DoubleVerify (DV). A empresa ouviu 1.970 líderes de Marketing e publicidade a nível global para examinar como a inteligência artificial (IA) vem transformando o ecossistema da publicidade digital.
Segundo Mark Zagorski, CEO da DoubleVerify, os gestores de campanha ficam, muitas vezes, presos em fluxos de trabalho reativos, atuando mais como facilitadores do que como estrategistas. Soluções baseadas em IA oferecem a chance de inverter esse cenário, permitindo que equipes automatizem decisões rotineiras e priorizem iniciativas de maior impacto.

O relatório mostra um avanço expressivo da adoção de IA em diferentes fluxos de trabalho. A ativação de campanhas registrou crescimento de 32% em relação ao ano anterior, o maior entre todas as funções analisadas. Já os bids e a otimização em tempo real aumentaram 12%, enquanto os resumos de briefings de mídia avançaram 11% e a otimização criativa dinâmica subiu 8%.
Atualmente, 91% dos profissionais de Marketing afirmam já utilizar ou planejam adotar ferramentas de IA ou estratégias automatizadas de terceiros, além das DSPs (Demand-Side Platforms), para impulsionar o desempenho das campanhas e aumentar a eficiência operacional.
Leia também: Empresas escalam IA no Marketing e aumentam ROI de campanhas em até 25%
COMPARTILHAR ESSE POST







