A recente queda do X (ex-Twitter) no Brasil eliminou um importante asset comunicacional no radar de Marketing das empresas nacionais. Mas, enquanto muitas operações lamentam o potencial problemático do bloqueio, o Duolingo está aproveitando a ocasião para promover ações criativas, alinhadas com o comportamento do público.
Em homenagem ao perfil no X, que contava com mais de 250 mil seguidores, o Duolingo encomendou um outdoor em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, para exibir um de seus últimos posts na rede social desativada. Feita nos moldes de uma publicação convencional, a imagem mostra Duo, mascote do Duolingo, com um biquíni.
Além de se despedir da plataforma, a campanha tem como objetivo lembrar que o app estará sempre presente em todos os lugares, online e offline, para motivar e cobrar as lições dos seus alunos. Para reforçar a ação, a foto do mascote é acompanhada da frase “me siga em todo lugar, exceto onde cair”.
Para contornar a indisponibilidade do X, a empresa migrou a criação de conteúdo para plataformas equivalentes, como o Threads e o Bluesky – onde se tornou a marca mais seguida pelos brasileiros. A ação de despedida inclui o endereço da marca nas novas redes sociais para incentivar os fãs a seguirem os perfis.
Segundo Analigia Martins, diretora de Marketing do Duolingo no Brasil, desde o começo do trabalho das redes sociais da marca no Brasil, o X foi uma plataforma importante para que o Duo participasse de momentos icônicos através de conversas e interações com usuários e os memes do momento.
Por isso, prossegue a executiva, com o bloqueio da rede no país, a empresa resolveu eternizar um de seus últimos tweets e trazê-lo para o mundo offline, lembrando aos alunos que a marca estará presente para motivá-los a estudar uma nova habilidade com o app aonde quer que estejam.
Leia também: X sai do ar no Brasil após mandado de suspensão do STF
COMPARTILHAR ESSE POST